A ETNICIDADE NA SALA DE AULA: O USO DE ADAPTAÇÕES DE CLÁSSICOS DA ANTIGUIDADE

Auteurs-es

  • Renata Cardoso de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22409/rh.v3i3.10985

Mots-clés :

Ensino de História, adaptações literárias, etnicidade

Résumé

Propomos pensar como é possível trabalhar o tema da etnicidade e do etnocentrismo na sala de aula a partir do uso de adaptações de clássicos da Antiguidade. Para tal, primeiramente, é necessário estabelecer alguns critérios para a utilização dessa literatura, que ainda gera debates acerca da sua profcuidade, bem como conceituar a etnicidade. Partiremos dos conceitos de etnicidade (proposto por Fredrik Barth) e identidade-alteridade (de Marc Augé), para depois nos debruçarmos sobre propostas de trabalho com algumas adaptações selecionadas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Renata Cardoso de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ). Orientada pelo Prof. Dr. Fábio de Souza Lessa

Téléchargements

Publié-e

2017-12-10