JOGOS E ESPETÁCULOS NO PRINCIPADO DE NERO: O JUÍZO DE TÁCITO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rh.v2i1.10551Mots-clés:
Jogos, Nero, Tácito, Anais.Résumé
Neste artigo, procuro compreender como Tácito reflete sobre a polítca de oferecimento de espetáculos/jogos no principado de Nero. Após refletr sobre a função social dos jogos no sistema político do principado, seleciono excertos dos Anais, que se refram aos espetáculos e proponho uma análise textual. Assim, busco demonstrar como os relatos sobre os jogos e demais espetáculos são usados como estratégias discursivas para caracterizar o imperador e sua interação com os vários grupos sociais. Como resultado da pesquisa, percebo que Tácito apresenta um retrato de Nero que, por um lado, corrompe cavaleiros e senadores, levando-osa partciparem atvamente dos espetáculos e, por outro, pende para os desregramentos daquilo que qualifca de “plebe sórdida”.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2016-08-07
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
Licence
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.