BÁRBAROS OU HELENOS ESTEREÓTIPOS DE SAMNITAS NA LITERATURA GRECO-ROMANA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rh.v3i2.10975Mots-clés:
Roma, historiografia, povos itálicos, identidade, etnicidade.Résumé
Grupos étnicos, tanto no mundo antigo como no atual, não são entidades fixas e claramente definidas, mas agrupamentos fluidos, unidos por ideias de origem comum e semelhanças culturais percebidas. Que este era o caso dos povos itálicos e evidente a partir dos relatos antigos. Este artigo discutira alguns aspectos da representação dos samnitas nos textos greco-romanos, atentando especialmente a construção de estereótipos culturais sobre esse povo itálico e propondo uma análise preliminar dos mesmos, em vista dos contextos históricos em que eles foram produzidos.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.