CULTURA MATERIAL E IMAGEM: UM ESTUDO DA ICONOGRAFIA DAS ÂNFORAS PANATENAICAS

Auteurs

  • Camilla Miranda Martins Mestre em História. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES.

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/rh.v4i3.28044

Mots-clés:

História Antiga, Iconografa, Ânforas Panatenaicas.

Résumé

O objetivo principal deste artigo é de refletir sobre os signifcados e as funções das imagens na sociedade, isso a partir da iconografa de uma seleção de ânforas panatenaicas do Museu Britânico e do Museu do Louvre. Para tanto, realiza-se o diálogo entre as disciplinas de história, arqueologia e estudos visuais; relaciona-se a cultura material portadora de imagens com o conceito de cultura visual; e adota-se, como ponto de vista, a perspectiva histórica interpretativa. Assim, entendem-se as ânforas como objetos únicos, cujas imagens podem ser um lugar de memória dos jogos panatenaicos, da cidade de Atenas e do culto à deusa Atena.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2018-12-31