ETÉOCLES GOLPISTA UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS SETE CONTRA TEBAS DE ÉSQUILO E AS FENÍCIAS DE EURÍPEDES
DOI:
https://doi.org/10.22409/rh.v3i1.10956Parole chiave:
Ésquilo, Eurípides, As Fenícias, Os Sete Contra Tebas.Abstract
Neste artigo pretendo analisar se é cabível classificar a atuação do personagem Etéocles, tanto em As Fenícias de Eurípides como em Os Sete Contra Tebas de Ésquilo, de golpista. Para isso, traço uma comparação entre essas duas obras, investigando os principais elementos influenciadores da ação de Etéocles, seja as pertencentes ao enredo, seja as pertencentes ao seu passado e evocadas por outros personagens. Ésquilo e Eurípides, tragediógrafos de gerações diferentes, embora tracem um quadro político distinto acerca da sucessão do trono de Tebas, mantêm um quesito fundamental para entender a ruína desse personagem.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.