Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O autor principal possui uma graduação concluída e está ciente de que deverá preencher a Declaração de Originalidade, ratificando que a obra é original, inédita e não está sendo submetida a outra revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

  1. As submissões devem ser enviadas diretamente pelo site, após cadastro como autor.
  2. Os artigos submetidos devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol ou inglês.
  3. O arquivo a ser enviado deve estar em formato .doc ou .docx e somente a formatação padrão do texto deve ser utilizada. Os autores devem retirar sua identificação das propriedades do arquivo e no corpo do texto, caso houver citação própria de trabalhos anteriores, substituir seus nomes por "Autor" e o ano em referências, no lugar dos nomes dos autores do próprio artigo submetido, bem como o título de seu próprio trabalho.
  4. O autor deve submeter três arquivos:

           4.1. Um arquivo contendo título, resumos, palavras-chave, corpo do texto e referências. No texto do artigo, o responsável pela submissão deve eliminar qualquer referência que possa permitir sua identificação.

            4.2.  Um arquivo, a ser submetido como Suplementar, contendo a identificação dos autores, sua titulação máxima e a instituição a qual se encontra atualmente filiado, um resumo do curriculum vitae de, no máximo, 5 linhas, contendo titulação, a função que desempenha na instituição à qual é filiado e a identificação de seu ORCID. Em casos de artigos com múltiplos autores, a informação de todos os autores deve ser apresentada. Neste mesmo arquivo, o autor poderá incluir agradecimentos, se desejar. Deve ser informado também se o artigo é fruto de pesquisa financiada por alguma agência de fomento, identificando a mesma.

           4.3.  Um arquivo, a ser submetido como Termo de Originalidade, declarando que a obra é original, in´édita e não está sendo submetida a outra revista.

  1. A formatação do texto deve estar em espaçamento 1,5 cm; fonte Times New Roman 12; uso do itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
  2. Os artigos devem conter o mínimo de 5000 e o máximo de 7.000 palavras, incluídos título, resumo e palavras-chave (em português e em inglês), corpo do texto e notas de rodapé, excluídas as referências.

            6.1. Serão adotadas no máximo cinco palavras-chave em cada idioma. Elas devem se referir ao objeto de estudo do artigo e ao referencial teórico e/ou temática utilizada para análise.

  1. Os artigos devem incluir um resumo em português e em inglês, entre 150 a 200 palavras para cada uma das versões. Lembramos que o resumo em ambos os idiomas integra o número mínimo e o máximo de palavras.
  2. As resenhas devem focar em livros publicados nos últimos cinco anos. Não devem ter mais que 1.000 palavras, nem conter título, notas e bibliografia. Devem constar, no início, a referência bibliográfica completa da obra resenhada, incluindo o ISSN, breve resumo em português ou espanhol e em inglês e 3 (três) palavras-chave em português ou espanhol e em inglês.
  3.  As notas de rodapé devem se restringir a esclarecimentos adicionais ao texto. Todas as referências de fonte bibliográfica ou outras deverão ser feitas no corpo do texto, conforme o sistema de citação ABNT (AUTOR, data).

           9.1 As citações devem estar no mesmo idioma que o artigo. Assim, será acrescentada no corpo do texto a versão traduzida, e em nota de rodapé, a versão original da citação.

  1. A formatação de tabelas, quadros e figuras deverá seguir o formato ABNT.
  2. As referências devem ser listadas ao final do texto e devem se restringir àquelas efetivamente citadas no artigo. Deve ser observado estritamente o sistema ABNT (AUTOR, data). Não serão aceitas referências bibliográficas em notas de rodapé. 

          11.1 As URLs para as referências sejam informadas quando possível;

          11.2 As referências deverão seguir os modelos abaixo:

Artigos:

AUTOR(es). Título. Título da publicação. Numeração correspondente ao volume, número, mês e ano de publicação, paginação inicial e final. Indicar o endereço (link) onde o documento está disponível e a data de acesso ao artigo.

Ex. PASSETTI, Gabriel. Confederações indígenas em luta por participação política, comercial e territorial: Argentina, 1852 – 1859. História [online]. Vol.28, n.2, 2009, pp.107-142

Livros:

AUTOR(es). Título. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora, ano de publicação.

Ex. RODRIGUES, Thiago. Guerra e política nas relações internacionais. São Paulo: EDUC, 2010.

Capítulos de livros:

AUTOR(es) do capítulo. Título do capítulo. In: AUTOR(es) da obra (Org., Ed., Coord.) Título da obra. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora, ano de publicação. Capítulo consultado e paginação da parte.

Ex. FREIXO, Adriano de. Sobre novos e velhos mitos: as relações Brasil-Portugal e a ideia da lusofonia. In: MELO, Victor A. de; PERES, Fabio de Lima; DRUMMOND, Maurício (Orgs). Esporte, Cultura, Nação, Estado: Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2014, pp. 13-25.

Trabalhos apresentados em Eventos:

AUTOR(es). Título do trabalho apresentado. In: nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.

Ex. ALVES, Vágner Camilo. A História nas narrativas de origem do Super-Homem: análise comparativa das séries Man of Steel, de John Byrne, e Birthright, de Mark Waid e Leinil Francis Yu. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal-RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371261864_ARQUIVO_ArtigoANPUHOrigensdoSuper-Homem.pdf

      12. Para a submissão de trabalhos, destaca-se que no mínimo um dos autores deverá ter concluído a graduação. Em uma determinada edição não serão avaliadas duas ou mais colaborações do(s) mesmo(s) autor(es). Preferencialmente, após uma publicação, o(s) autor(es) deve(m) aguardar 12 meses para submeter novo trabalho para a Revista Hoplos, salvo por decisão do Comitê Editorial.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.