PERSPECTIVAS DO ESTADO BRASILEIRO PARA O CIBERESPAÇO

Autores

  • Luís Cordeiro Universidade da Força Aérea - UNIFA
  • Humberto Lourenção Universidade da Força Aérea
  • Eduardo Sol Universidade da Força Aérea

DOI:

https://doi.org/10.0000/hoplos.v4i6.36360

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as perspectivas para o Estado brasileiro com relação ao ciberespaço como catalisador de mudanças nas estruturas de poder dentro da sociedade. Para tanto, será utilizado o quadrante de referencia de Choucri, o qual parte da premissa de que a sociedade em rede atual não substituiu o Estado como representante legitimo no cenário internacional, mas certamente realocou parcelas de poder para o individuo e organizações não estatais. Essa analise se justifica na medida em que, uma vez percebido o realinhamento causado pela presença do ciberespaço, é natural que o Estado reaja de maneira se adaptar. Essa reação pode ser classificada por Choucri tomando como base a relação Estado VS Iniciativa Privada (eixo y) e Cooperação VS Conflito (eixo x). Uma vez identificado de que maneira (eixo x) esses dois atores das Relações Internacionais (eixo y) irão se portar, é possível conjecturar sobre desdobramentos relativos ao ciberespaço, tais como: jurisdição, legitimidade, autoridade e accountability. Tal abordagem permite elaborar uma visão prospectiva, uma tendência central da posição do Brasil para com o uso da internet como ferramenta política no cenário interno e externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Cordeiro, Universidade da Força Aérea - UNIFA

Possui graduação em OFICIAL AVIADOR pela ACADEMIA DA FORÇA AÉREA (1999). É mestre em Ciencia Politica e Relações Internacionais pela Universidade da Força Aérea. Tem experiência na área de Defesa e Poder Aeroespacial, com ênfase nos seguintes temas: Guerra Cibernética, Doutrina de Operações Conjuntas das Forças Armadas, Doutrina de Emprego do Poder Aeroespacial, Direito Internacional Humanitário, Segurança de Voo e Logística.

Humberto Lourenção, Universidade da Força Aérea

Pós-doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME, 2015). Research Fellow na National Defense Univesity (NDU, 2013). Pós-doutorado em Psicologia pela USP, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP, 2010. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2007). Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2003). Especialização (MBA profissional) em Administração avançada em gestão pública pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, 2006). Especialização em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR, 1988). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1996). Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR, 1988). Professor Associado IV da Academia da Força Aérea (AFA). Professor de Ciência Política do Programa de Mestrado em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Pesquisador do Grupo de Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional. Pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Análises Internacionais (GEDAI).

Eduardo Sol, Universidade da Força Aérea

Doutor em Geografia (Política, Organização e Gestão do Território) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Geografia (Desenvolvimento, Ambiente e Território) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Política e Defesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialização em História das Relações Internacionais pela UERJ e Aperfeiçoamento em Relações Internacionais pela National Defense University, People´s Liberation Army, China. Professor e palestrante em eventos nacionais e internacionais, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Universidade da Força Aérea (área de Ciência Política e Relações Internacionais). Tem experiência docente e administrativa em nível de graduação e pós-graduação, lato sensu e stricto senso, lecionando nas áreas de Geopolítica, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Cooperação Interagências, Segurança e Defesa.

Referências

ALVES, J. Projeto do governo que cria o marco civil da internet começa a tramitar na Câmara. Correio do Brasil. 24 ago 2011. Disponível em: < http://www.correiodobrasil.com.br/projeto-do-governo-que-cria-o-marco-civil-da-internet-comeca-a-tramitar-na-camara/>. Acesso em: 16 mai 2017.

______. Decreto Legislativo nº 373, de 25 de setembro de 2013. Aprova a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, encaminhados ao Congresso Nacional pela Mensagem nº 83, de 2012 (Mensagem nº 323, de 17 de julho de 2012, na origem). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2013.

______. Lei n° 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm>. Acesso em: 12 mai 2017.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHOUCRI, N.;NORTH R.C. Nations in Conflict: National Growth and International Violence. San Francisco: W. H. Freeman, 1975.

CHOUCRI, N. Cyberpolitics in International Relations. Cambridge: MITPress, 2012.

DESCARTES, R. Discurso do Método / Meditações. São Paulo: Martin Claret, 2008.

FRIEDMAN, T. O mundo é plano: O mundo globalizado no século XXI. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

GALBRAITH, K. Anatomia do Poder. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1986.

GOMES, S.H. Brasil sedia evento para discutir quem “manda” na internet. G1 Tecnologia e Games. 23 abr. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/brasil-sedia-evento-para-discutir-quem-manda-na-internet.html>. Acesso em 15 mai 2017.

HARVEY, D. The Condition of Postmodernity: An Enquiry into the Origins of Cultural Change. Nova Jersey: Wiley-Blackwell, 1989.

KISSINGER, H. Ordem Mundial. 1 ed. Rio de janeiro: Objetiva, 2015.

LEMOS, R. Internet brasileira precisa de marco regulatório civil. UOL Notícias e Tecnologia. 22 maio 2007. Disponível em: <https://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/05/22/ult4213u98.jhtm>. Acesso em: 15 mai 2017.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2021-03-06

Como Citar

Cordeiro, L., Lourenção, H., & Sol, E. (2021). PERSPECTIVAS DO ESTADO BRASILEIRO PARA O CIBERESPAÇO. Hoplos Revista De Estudos Estratégicos E Relações Internacionais, 4(6), 11-25. https://doi.org/10.0000/hoplos.v4i6.36360

Edição

Seção

Artigos