RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS POR MEIO DAS IMAGENS: OS “QUADROS HISTÓRICOS DA GUERRA DO PARAGUAY” E A RELAÇÃO BRASILEIRA COM O MUNDO “CIVILIZADO”
DOI:
https://doi.org/10.0000/hoplos.v3i5.41163Resumo
No final da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), ocorreram variadas produções para celebrar os êxitos brasileiros em batalha, mesmo problemas sociais e econômicos que o conflito trouxe para o país. Nesse contexto, a coleção Quadros historicos da guerra do Paraguai contou com nove fascículos, onde as litogravuras foram baseadas em pinturas e desenhos de personagens de prestígio no mundo das artes, além de textos escritos por diversos intelectuais da época, onde eram abordadas algumas passagens do conflito. Foi mapeada a aquisição dessa coleção pelos Ministérios do Império, que circulou dentro do Estado e fora dele, enviando a diversas legações da América e além-mar, utilizando-se do discurso civilizador. Este artigo mostrará a aproximação da coleção com as relações diplomáticas do período, que inclui a ação de José Maria da
Silva Paranhos Júnior, futuro Barão do Rio Branco, que fazia desenhos e comentava a guerra no periódico francês L’Illustration, defendendo o ponto de vista brasileiro.
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