AUTONOMIA E PETRÓLEO NO BRASIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS POLÍTICAS DE PETRÓLEO DE 1989 A 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.0000/hoplos.v4i6.42511

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Petróleo e Gás, Autonomia, Brasil

Resumo

O presente texto se desenvolve na área do conhecimento de políticas públicas. Busca-se, nele, sistematizar e avaliar os processos e os impactos ligados aos dois principais marcos regulatórios do petróleo no país desde a década de 90 (bem como outras políticas públicas subsidiárias a estes): a “lei do petróleo” e a “lei do pré-sal”. Para tal, será conduzido um estudo comparativo n = 2, centrado na verificação de nexo causal entre as políticas públicas mencionadas (variáveis independentes) e ganhos em autonomia para o Estado brasileiro (variável dependente). A metodologia aplicada será quali-quantitativa, a partir do método de “comparação estruturada e focada” de George (1985) em combinação com o “modelo de relevância” de Vedung (2013) para avaliação de políticas públicas. Resultados apontam que a lei do petróleo representou uma modernização do setor de P&G do país. Contudo, este processo impactou negativamente o setor nacional da cadeia de valor de P&G. Isto foi corrigido na gestão seguinte, e os avanços com relação à dependência externa foram mantidos e se ampliaram a partir da lei do pré-sal, contudo a estrutura do refino no país ainda é insuficiente e a produção crescente causou uma ilusão estatística de que o Brasil é autossuficiente em petróleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Miranda Gomes, PPGEST/INEST/UFF

Mestrando do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, desenvolvendo dissertação na linha de pesquisa de segurança internacional, interessado em questões estratégicas envolvendo Petróleo e Gás, desenvolvimento econômico, corporativismo, estudos da Rússia e teoria de Ciência Política e Estudos Estratégicos.

Referências

BRASIL. Lei. 12.351, de 22 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a exploração e a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos sob o regime de partilha da produção, em áreas do pré-sal e em áreas estratégicas; cria o Fundo Social – FS e dispõe sobre a sua estrutura e fontes de recursos; altera dispositivos da lei nº 3.478, de 6 de agosto de 1997; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2010.

BRASIL. Lei. 9.478, de 6 de agosto de 1997. Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo, institui o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional do Petróleo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 ago. 1997.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O conceito de desenvolvimento do ISEB rediscutido. Dados, v. 47, n. 1. Rio de Janeiro, IUPERJ, 2004.

EPE. Matriz Energética e Elétrica. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica>. Acesso em: 07 de nov. 2019.

FUKUYAMA, F. The End of History? National Interest, Nº 16, Summer 1989, p. 3-18.

GEORGE, Alexander L.; Timothy J. McKeown. Case Studies and Theories of Organizational Decision Making. Advances in Information Processing in Organizations 2: 21-58, 1985.

GONÇALVES, Williams. “Autonomia”. In: CARVALHO, Glauber e ROSEVICS, Larissa (Orgs.). Diálogos Internacionais: Reflexões Críticas do Mundo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Perse, 2017.

HIRST, Mônica. O Pragmatismo Impossível: a Política Externa do Segundo Governo Vargas (1951-1954). Textos do CPDOC. Rio de Janeiro, CPDOC/FGV, 1990.

MENDES, André P. A. et al.. Mercado de Refino de Petróleo no Brasil. BNDES, Rio de Janeiro, v.24, nº 48, set. 2018.

O PETRÓLEO. Se somos até mesmo exportadores de petróleo, por quê importamos combustível?. Disponível em: <https://www.opetroleo.com.br/se-somos-ate-mesmo-exportadores-de-petroleo-por-que-importamos-combustivel/>. Acesso em: 11 de nov. 2019.

RIBEIRO, Cássio C.; NOVAES, Henrique T.. Da “Lei do Petróleo” ao Leilão de Libra: Petrobras de FHC a Dilma. Ver. Da Soc. Bras. de Econ. Pol., 39, outubro 2014.

SAUER, Ildo L.; RODRIGUES, Larissa Araujo. Pré-sal e Petrobras além dos discursos e mitos: disputas, riscos e desafios. Estudos Avançados, São Paulo, vol. 30, nº 88, sept./dec. 2016.

SOUZA, Sabrina M.. Trajetória desenvolvimentista da Petrobras a partir dos anos 90: Um estudo da empresa estatal como instrumento de política de desenvolvimento. 2010. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

TROJBICZ, Beni. Formação De Agenda E Formulação De Uma Política Pública No Brasil: o caso do Fundo Social do Pré-Sal. 2014. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FGV, São Paulo.

VEDUNG, Evert. Six Models of Evaluation. In: ARARAL, Eduardo; et al. Routledge Handbook of Public Policy. Abingdon: Routledge, 2013.

WILLIAMSON, John. What Washington means by policy reform, 1990. Disponível em: <https://piie.com/commentary/speeches-papers/what-washington-means-policy-reform> Acesso em: 27 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Gomes, P. H. M. (2020). AUTONOMIA E PETRÓLEO NO BRASIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS POLÍTICAS DE PETRÓLEO DE 1989 A 2015. Hoplos Revista De Estudos Estratégicos E Relações Internacionais, 4(6), 67-82. https://doi.org/10.0000/hoplos.v4i6.42511

Edição

Seção

Artigos