O entretenimento político em Spielberg: imagem e olhar no cinema pós 11 de Setembro

Autores

  • Fabio Luciano Francener Pinheiro UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS CURITIBA II

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10109

Palavras-chave:

Comunicação, Cinema, História, Entetenimento

Resumo

Procuramos demonstrar uma conexão entre entretenimento – simbolizado pela produção de filmes nos estúdios de Hollywood – e política, a partir da análise de trechos do filme A Nova Lei (Minority Report 2002). O diretor Steve Spielberg – ele mesmo um ícone do cinema associado ao entretenimento – critica o engano das imagens e o olhar como fonte de conhecimento. Tratam-se de duas referências à midiatização dos atentados de 11 de setembro de 2001, na contramão do cinema engajado, naquele momento, no apoio à intervenção militar no Iraque. A noção de entretenimento político, com o horror de ver, é sustentada ainda em Guerra dos Mundos, de 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Luciano Francener Pinheiro, UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS CURITIBA II

Doutor (História, Teoria e Crítica) pelo Programa de Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Possui Especialização em Produção Independente em Cinema e Vídeo pela UNESPAR e em Administração pela UNIFAE. É graduado em Comunicação Social pela PUC-PR. Cursou Letras na UFPR. Professor Assistente da Graduação em Cinema da UNESPAR II/FAPR, onde desenvolve pesquisa sobre Audiovisual, História e Narração e mantém projeto de extensão sobre Narrativa Seriada.

Referências

BORDWELL, David. THOMPSON, Kristin. Film History – an introduction. McGraw Hill Higher Education. Columbus: 2002.

COUSINS, Mark. História do Cinema -Dos clássicos mudos ao cinema moderno. Martins Fontes. São Paulo: 2013.

EASY RIDERS- O cinema da Nova Hollywood. Catálogo da Mostra. Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro, 2015.

FRIEDMAN, Lester. Citizen Spielberg. University of Illinois Press, Chicago: 2006.

EDGERTON, Gary. HART, William, HASSENCAH, Frances. Televising 9/11 and Its Aftermath: The Framing of George W. Bush’s Faith-Based Politics of Good and Evil. In: NORDEN Martin (edit.). The Changing Face of Evil in Film and Television. Rodopi B.V., Amsterdam – Nova York, 2007.

MC BRIDE, Jim. Steven Spielberg - a biography, 2011. University Press of Mississipi. Jackson: 2011.

WASSEL, Frederick. Steven Spielberg´s America. Polity Press. Cambridge: 2010.

WESTWELL. Guy. Parallel Lines - Post-9/11 American Cinema. Wallflower Press Book, Nova York, 2014.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Francener Pinheiro, F. L. (2018). O entretenimento político em Spielberg: imagem e olhar no cinema pós 11 de Setembro. Revista Mídia E Cotidiano, 12(2), 27-50. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10109