CORPO-NA-RUA: A Micropolítica na Corpografia de Ricardo Alvarenga

Autores

  • Danillo Silva Barata Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Universidade Federal da Bahia
  • Hanna Cláudia Freitas Rodrigues Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.22657

Palavras-chave:

Cotidiano, Corpo, Micropolítica

Resumo

A partir da cartografia corporal da cidade (Corpografia), do artista Ricardo Alvarenga, em sua ação direta denominada Jesus 3:30pm – One Year Performance, no fito de entender a micropolítica dos afetos, do desejo, do cotidiano e das resistências moleculares incursas em seu fazer, aventuro conceber a noção de corpo-na-rua, por meio de analogias em uma trama teórico-filosófica. Verão, portanto, espelhos curatoriais de uma seleção de foto-performances do Ricardo, que refletem a potência comunicacional provinda da alteridade entre um corpo que traceja lugar e um espaço corporado, numa experiência de si que desagua na criação de cidades subjetivas. Aposto na corpografia como caminho metodológico para tornar inteligível os contornos conceituais do que chamo corpo-na-rua – objetivo central desta investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danillo Silva Barata, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Danillo Barata é diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT-UFRB), campus Santo Amaro da Purificação, além de professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM da UFRB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV na Escola de Belas Artes da UFBA. É Presidente do Conselho Curador, órgão de fiscalização econômico-financeira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Videoartista, é autor de uma obra que tem como centro a relação entre corpo e câmera, corpo e sistema da arte, corpo e mundo. É curador e organizador do Paisagem Sonora (Mostra Internacional de Live Cinema do Recôncavo da Bahia). Autor dos livros Narrativas em Fluxo: corpo-imagem e do O Universo de J. Cunha (editora Currupio). Em 2016 recebe o Bayreuth International Junior Fellowship em reconhecimento a sua contribuição à pesquisa e ensino na área de estudos africanos pela University of Bayreuth, na Alemanha. De 2008 a 2011 realizou projetos na Werkplaats Beeldende Kunst Vrije Academie no departamento de imagem da World Wide Visual Factory em Den Haag (Haia), Holanda. Membro do coletivo Xaréu Cardume Audiovisual. Possui obras em acervo no Museum der Weltkulturen Frankfurt na Alemanha, na World Wide Visual Factory (Holanda) e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2006, recebeu o prêmio aquisição no 13º Salão do MAM- Bahia e em 2007 o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica - Videobrasil. É pesquisador do GAAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior INEP-MEC.

Hanna Cláudia Freitas Rodrigues, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Comunicação, Arte e Memória (linha de pesquisa Mídia e Sensibilidades), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a pesquisa intitulada "Corpo-na-rua: A Micropolítica na Corpografia de Ricardo Alvarenga", orientada pelo Prof. Dr. Danillo Barata e com co-orientação da prof Dr. Caroline Vasconcelos. Especializada em Filosofia Contemporânea (em curso), pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pesquisando "Um outro Corpo-sem-órgãos: An-danças pela insurgência de novas práticas de si", orientada pelo prof. Dr. Charliston Pablo do Nascimento (UFMG). Integrante, pelo CNPq, do Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Filosofia (NEF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro pela CAPES do Grupo de Estudos em Corpo na Filosofia e Psicanálise (GEFIP), coordenado pela prof Dr. Caroline Vasconcelos (UEFS); do Grupo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Artes, Audiovisual e Patrimônio (GAAP), coordenado pelo prof. Dr. Danillo Barata (UFRB); e, do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, coordenado pela prof. Dr. Renata Pitombo (UFRB). Atuante profissional na área de dança, com formação em Educadora em Linguagens do Movimento, pela Escola Contemporânea de Dança (Dirigida por Fátima Suarez - Salvador/BA); pesquisadora do repertório original de Isadora Duncan, pelo Isadora Duncan Dancer Foundation (Dirigido por Lori Belilove - Nova Iorque); performer urbano-intervencionista e pesquisadora corporal em An-danças Urbanas.

Referências

CAMPBELL, Brìgida; TERÇA-NADAL, Marcelo. Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos: Ações poéticas do Poro. São Paolo: Radical Livros, 2011.

CARERI, F. Walkscapes: O caminhar como prática estética. Tradução Frederico Bonaldo. I ed. São Paulo: Editora G. Gill, 2013.

CLARK, Lygia. Breviário sobre o corpo. São Paulo: Fundació Antoni Tàpies, 1997.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1996.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Levantes. São Paulo: Edição Sesc São Paulo, 2017.

ESCÓSSIA, Liliana; KASTRUP, Virgínia. PASSOS, Eduardo, (org). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

GUATTARI, Félix. Caosmose: Um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1996.

HANSEN, Marck B. N. Bodies in code. Interfaces with Digital Media. New York, London: Routledge, Taylor and Francis Group, 2006.

HEIDEGGER, M. Conferências e Escritos filosóficos. Tradução e notas de Ernildo Stein. 1970.

______, M. Introdução à Metafísica. Tradução e notas Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1978.

______, M. Seminários de Zollikon. Tradução Àngel Xollocotzi Yãnès. México: Editorial Herder, 2013.

______, M. Ser e Tempo. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2005.

JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias Urbanas. Revista Vitruvius – Seção Arquitexto – 093.07. São Paulo, 2008.

LÉVINAS, Emmanuel. Da existência ao existente. Campinas: Parpirus, 1998.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras LTDA, 2002.

OITICICA, Hélio Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

PELBART, Piter Pál. Poder sobre a vida, potência de vida. Revista Lugar Comum: Estudos de Mídia, Cultura e Democracia, n. 17. Rio de Janeiro, 2002.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental. Transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 1989.

SWAIN, Tânia Navarro. Identidade Nômade: Heterotopias de mim in Imagens de Foucault e Deleuze: Ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Barata, D. S., & Rodrigues, H. C. F. (2018). CORPO-NA-RUA: A Micropolítica na Corpografia de Ricardo Alvarenga. Mídia E Cotidiano, 12(3), 123-141. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.22657