Eu cresci assim: representações de gênero e empoderamento feminino nas telenovelas Gabriela e Tieta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38000

Palavras-chave:

Gabriela e Tieta, Representações de gênero, Empoderamento feminino, Estigmas sociais.

Resumo

A abordagem problematiza as adaptações televisivas Gabriela e Tieta, baseadas nas obras homônimas de Jorge Amado, a fim de discutir as representações de gênero que auxiliam a compreensão das singularidades do feminino. As tramas evidenciam posturas estigmatizadas (GOFFMAN, 1988) que marcam as vivências das personagens-título e as violências simbólicas e não simbólicas que perpassam as personagens periféricas. Do ponto de vista metodológico, uma Análise de Narrativas (MOTTA, 2013) fundamenta os fragmentos observados. Os resultados sugerem que as teleficções promovem saberes culturais em meio às trajetórias femininas no combate à discriminação. Nesse sentido, indicam caminhos para se pensar as telenovelas como espaços de reprodução de situações de erotização, subalternidade e sexismo da mulher negra.

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Biografia do Autor

Valtyennya Campos Pires, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba (2019). Tem experiência na área de Comunicação como Gestora, Social media, Assessora e Redatora, e no Cinema como Diretora e Roteirista. Desenvolve trabalhos sobre Televisão, Gênero e Mídia, Religião e Mídia e Gênero e Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação Cultura e Desenvolvimento, na linha de pesquisa Mídia e Estudos Culturais, cadastrado no CNPq.

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Professora Associada do Departamento de Comunicação Social (UEPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB), vinculada à Linha de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Formação Docente. Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular (DECOM/UEPB). Orienta estudos que articulem os eixos temáticos: Educação e Pensamento Contemporâneo; Estudos Culturais e Identidade Docente; Formação docente e Práticas Pedagógicas; Educação Intercultural; Ensino Religioso e Currículo Escolar. Tem interesse por Metodologia da Pesquisa e pelas convergências entre teoria da complexidade, gênero e subjetividades, culturas, narrativas seriadas, identidades, hibridismos midiático-religiosos e mediações literárias.

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

Pires, V. C., & Nascimento, R. N. A. (2020). Eu cresci assim: representações de gênero e empoderamento feminino nas telenovelas Gabriela e Tieta. Mídia E Cotidiano, 14(1), 157-178. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38000