Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social

Autores

  • João Djane Assunção da Silva Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0000-0003-0777-1409
  • Nilvania dos Santos Silva Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38067

Palavras-chave:

Audiodocumentário, Educação pela Comunicação, TDICs, Empoderamento,

Resumo

Nesse estudo, de cunho bibliográfico, propomos uma reflexão sobre a produção educativa com audiodocumentário mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O caráter social do formato radiofônico (informar, sensibilizar, educar e transformar) abre oportunidades para democratização do acesso à informação e, por consequência, viabilidades para seu uso enquanto estratégia educativa para o engajamento de grupos minoritários e/ou marginalizados. O enfoque no seu processo de produção, estrategicamente coerente com a metodologia da Educação pela Comunicação, torna possível a aplicação de projetos que explorem as características intrínsecas à natureza educadora da linguagem radiofônica, livre para ser cultivada em suas mais profundas dimensões estéticas e artísticas.

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Biografia do Autor

João Djane Assunção da Silva, Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Comunicação Social/Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Jornalista vencedor do Prêmio "Microfone de Prata" e da Menção Honrosa "Dorothy Stang"- melhor programa jornalístico radiofônico da edição do ano de 2018 dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Nilvania dos Santos Silva, Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora Associada do Campus III da UFPB assim como credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Campus I desta respectiva universidade. Orientadora do estudo.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Assunção da Silva, J. D., & dos Santos Silva, N. (2019). Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social. Mídia E Cotidiano, 13(3), 105-120. https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38067