Shun de Andrômeda e as correntes das masculinidades: gênero, jornalismo de cultura pop e construção de sentidos em redes digitais
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i2.38071Palavras-chave:
Cultura pop. Jornalismo. Gênero. Masculinidades. Redes Digitais.Resumo
Em dezembro de 2018 a Netflix divulgou um trailer antecipando aspectos do que seria seu remake da série Cavaleiros do Zodíaco. Ao explicitar a conversão de Shun (cavaleiro cuja performance de gênero distancia-se de uma masculinidade hegemônica) em Shaun, uma amazona, desenvolveu-se uma intensa disputa de sentidos, envolvendo desde fãs até portais noticiosos. Considera-se, aqui, que esse acontecimento revela diversos campos problemáticos, colocando em disputa noções de gênero e possibilidades (e impossibilidades) da existência de diversidade no cenário da cultura pop. Nesse artigo, a partir de texto crítico publicado no Omelete (principal portal jornalístico brasileiro voltado à cultura pop), busca-se perceber quais sentidos são mobilizados/constituídos por usuários de redes sociais (em especial Facebook) acerca de tais questões. Tendo em vista a análise de construção de sentidos em redes digitais, desenharam-se cinco constelações de sentido, as quais, a partir de distintos lugares, contribuíram para o estabelecimento de lugares permitidos/interditados sobre questões de gênero e de sexualidade no universo pop.Downloads
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