Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38091Palavras-chave:
Desinformação, fake news, educação midiática, news literacy.Resumo
Este artigo discute o conceito de educação midiática à luz dos problemas trazidos pela disseminação de conteúdos falsos no ambiente digital. Além disso, apresenta um histórico da educação midiática nos Estados Unidos e um mapeamento de ações no Brasil, e apresenta achados de uma pesquisa realizada com professores/as de educação básica. Conclui-se que a preocupação em relação à educação midiática para notícias precisa ser apoiada pela comunidade escolar, sob pena de as futuras gerações viverem em uma sociedade em que as ciências como conhecimento compartilhado sejam desacreditadas, bem como a própria escola como instância em que este conhecimento é ensinado.
Downloads
Referências
th MEA CONVENTION. Orono, EUA, 2018. Palestra de Renee Hobbs (featured speaker). Anotações das autoras.
ABU-FADIL, Magda. Combatting disinformation and misinformation through Media and Information Literacy (MIL). In: IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie. Journalism, ‘Fake News’ & Disinformation: handbook for Journalism Education and Training. Paris: UNESCO, 2018. 128 p. (UNESCO Series on Journalism Education).
BLOMMAERT, Jan. Ergo: Exploring the world of alternative facts. Ctrl+Alt+Dem, [s.l.], 19 set. 2018. Disponível em: https://alternative-democracy-research.org/2018/09/19/ergo/. Acesso em: 01 mai. 2019.
CELOT, Paolo; PÉREZ-TORNERO, José Manuel. Study on assessment criteria for media literacy levels. Brussels: EAVI – European Association for Viewer’s Interests, 2009.
CENTER FOR NEWS LITERACY. Website. Disponível em: https://www.centerfornewsliteracy.org/what-is-news-literacy/. Acesso em: 30 set. 2019.
DEUZE, Mark, WITSCHGE, Tamara. O que o Jornalismo está se tornando. Parágrafo, v. 4, n. 2, jul.-dez. 2016.
FIDALGO, António; CANAVILHAS, João. Todos os Jornais no Bolso: pensando o jornalismo na era do celular. In: RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
GRASSEGGER, Hannes; KROGERUS, Mikael. The Data That Turned the World Upside Down. Vice, 28 jan. 2017. Disponível em: https://motherboard.vice.com/ en_us/article/mg9vvn/how-our-likes-helped-trump-win. Acesso em: 28 fev. 2019.
HEAD, Alison J.; WIHBEY, John; TAKIS METAXAS, P.; MACMILLAN, Margy; COHEN, Dan. How Students Engage with News: Five Takeaways for Educators, Journalists, and Librarians. Project Information Literacy Research Institute. [s.l.], 2018. Disponível em: http://www.projectinfolit.org/uploads/2/7/5/4/27541717/ newsreport.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.
HOBBS, Renee; JENSEN, Amy. The Past, Present, and Future of Media Literacy Education. Journal of Media Literacy Education. Vol 1. No. 1, pp. 1-11. 2009. Disponível em: https://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol1/iss1/1/. Acesso em: 30 set. 2019.
KAHNE, Joseph e BOWYER, Benjamin. Educating for Democracy in a Partisan Age: confronting the challenges of motivated reasoning and misinformation. American Educational Research Journal. Vol. 54, No. 1, pp. 3–34, Feb. 2017. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/full/10.3102/0002831216679817. Acesso em: 30 set. 2019.
LEVINSON, Paul. Fake News in Real Context. New York: Connected Editions, 2016. Edição Kindle.
McLUHAN, Marshall. O amante de “gadgets”: Narciso como narcose. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
PAUL, Christopher; MATTHEWS, Miriam. The Russian “Firehose of Falsehood” Propaganda Model: why it might work and options to counter it. Santa Monica: Rand Corporation, 2016, 16 p. Relatório Técnico. Disponível em: https://www.rand.org/ pubs/perspectives/PE198.html. Acesso em: 12 dez. 2018.
PETTITT, Thomas. Bracketing the Gutenberg parenthesis. Explorations in Media Ecology, Vol. 2, No. pp. 95-114.
REUTERS Institute for the Study of Journalism. Reuters Institute Digital News Report 2018. Relatório técnico. Disponível em: www.digitalnewsreport.org. Acesso em: 30 set. 2019.
_________. Reuters Institute Digital News Report 2019. Relatório técnico. Disponível em: www.digitalnewsreport.org. Acesso em: 30 set. 2019.
SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL. Pesquisa Brasileira de Mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: [s.n.]. Relatório técnico. Disponível em: http://www.pesquisademidia.gov.br. Acesso em: 30 set. 2019.
WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.
WHITE, David Manning. O gatekeeper: uma análise de caso na seleção de notícias. In: Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993. p. 61–73.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).