Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação

Autores

  • Mônica Chaves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luísa Melo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38091

Palavras-chave:

Desinformação, fake news, educação midiática, news literacy.

Resumo

Este artigo discute o conceito de educação midiática à luz dos problemas trazidos pela disseminação de conteúdos falsos no ambiente digital. Além disso, apresenta um histórico da educação midiática nos Estados Unidos e um mapeamento de ações no Brasil, e apresenta achados de uma pesquisa realizada com professores/as de educação básica. Conclui-se que a preocupação em relação à educação midiática para notícias precisa ser apoiada pela comunidade escolar, sob pena de as futuras gerações viverem em uma sociedade em que as ciências como conhecimento compartilhado sejam desacreditadas, bem como a própria escola como instância em que este conhecimento é ensinado.

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Biografia do Autor

Mônica Chaves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Departamento de Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa em Interações Digitais da PUC-Rio.

Luísa Melo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora agregada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora do LabMid/PUC-Rio e membro do Grupo de Pesquisa em Interações Digitais e do Grupo de Pesquisa em Narrativas da Vida Moderna na Cultura Midiática da PUC-Rio e da Media Ecology Association (MEA).

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Chaves, M., & Melo, L. (2019). Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação. Mídia E Cotidiano, 13(3), 62-82. https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38091