Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia

Autores

  • Viviany Moura Chaves Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-9654-7152
  • Alexsandro Galeno Araújo Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. https://orcid.org/0000-0001-5103-0339

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i2.40326

Palavras-chave:

Espetáculo, Midiatização, Gastronomia, Cultura.

Resumo

Os reality shows tem conferido uma visibilidade midiática ao tema da gastronomia, configurando-se numa estratégia convidativa para unir dois fortes elementos: o comer e o jogar. O estudo analisou sobre como a cozinha, em um cenário midiático, se tornou um espetáculo televisivo contemporâneo. Desta problematização, observou-se que o reality show gastronômico é a construção de um ideal de cozinha mediada por imagens e, portanto, feita para os olhos, numa frágil concepção mítica que investe no comer pela via imagética. Assim, a cozinha midiática pode ser compreendida como a concretização do espetáculo, sob a perspectiva de Guy Debord, apresentada de forma maquiada e distante da realidade que não pode ser alcançada, exceto por uma experiência vicária.

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Biografia do Autor

Viviany Moura Chaves, Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição (2018), graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atua como professora substituta do Departamento de Nutrição da UFRN (Campus Central), onde também presta assessoria como nutricionista ao Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE/UFRN).

Alexsandro Galeno Araújo Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais.

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e Presidente da Cooperativa Cultural Universitária. Graduou-se em Geografia na UFRN, é Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo na área de linguística, letras e artes.

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Publicado

2020-05-28

Como Citar

Chaves, V. M., & Dantas, A. G. A. (2020). Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia. Mídia E Cotidiano, 14(2), 244-260. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i2.40326