Os Jovens Baumann e o cinema de horror brasileiro contemporâneo: singularidades e diálogos

Autores

  • Laura Loguercio Canepa Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.40795

Palavras-chave:

Cinema contemporâneo, Brasil, Gênero fantástico, Found-footage, Os jovens Baumann.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o filme paulista Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida. Em meio a um número significativo de filmes de fantasia e horror lançados no Brasil em 2019, nossa escolha deriva do fato de que Os jovens Baumann foi o único a optar pelo estilo conhecido como found footage [filme encontrado]. Além disso, Os Jovens Baumann tem outras singularidades que nos interessam: o fato de tratar-se (em parte) de um filme “de época”, passado durante a década de 1990; o caráter enigmático e fragmentário das imagens em VHS que compõem o núcleo da trama; a narração, em voice over, em primeira pessoa. Buscaremos investigar essas opções temáticas e estilísticas do filme, baseando-nos em observações relativas ao chamado found footage de ficção e ao cinema de horror brasileiro.

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Biografia do Autor

Laura Loguercio Canepa, Universidade Anhembi Morumbi

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

Referências

AUTOR

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Publicado

2020-09-05

Como Citar

Canepa, L. L. (2020). Os Jovens Baumann e o cinema de horror brasileiro contemporâneo: singularidades e diálogos. Mídia E Cotidiano, 14(3), 163-181. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.40795