Os Jovens Baumann e o cinema de horror brasileiro contemporâneo: singularidades e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.40795Palavras-chave:
Cinema contemporâneo, Brasil, Gênero fantástico, Found-footage, Os jovens Baumann.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o filme paulista Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida. Em meio a um número significativo de filmes de fantasia e horror lançados no Brasil em 2019, nossa escolha deriva do fato de que Os jovens Baumann foi o único a optar pelo estilo conhecido como found footage [filme encontrado]. Além disso, Os Jovens Baumann tem outras singularidades que nos interessam: o fato de tratar-se (em parte) de um filme “de época”, passado durante a década de 1990; o caráter enigmático e fragmentário das imagens em VHS que compõem o núcleo da trama; a narração, em voice over, em primeira pessoa. Buscaremos investigar essas opções temáticas e estilísticas do filme, baseando-nos em observações relativas ao chamado found footage de ficção e ao cinema de horror brasileiro.
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