Conservadorismo acima de tudo e de todos: imaginários sociodiscursivos nos discursos de posse presidencial de 2019
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.43167Palavras-chave:
Análise do discurso, Política, Discursos de posse, Imaginários sociodiscursivos, Jair Bolsonaro.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar como são construídas as representações para o Brasil, os brasileiros, o governo e o presidente nos discursos de posse presidencial de 2019. Para isso, utiliza-se como repertório teórico-metodológico a análise do discurso, notadamente a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, com destaque para o conceito/categoria analítica dos imaginários sociodiscursivos. Nos pronunciamentos, constata-se que Bolsonaro mobiliza os imaginários sociodiscursivos relacionados à religião para se apresentar como salvador e messias; imaginários de corrupção e criminalidade para referir ao Brasil; imaginários de cidadão de bem e de mal para os brasileiros; e imaginários de libertação e futuro promissor para seu governo. Além de apresentar ataques aos governos anteriores, valores conservadores que nortearão seu mandato e retoma o fato de ter sobrevivido a uma facada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-09-05
Como Citar
Ramalho Procópio Xavier, M., & João Vieira Filho, M. (2020). Conservadorismo acima de tudo e de todos: imaginários sociodiscursivos nos discursos de posse presidencial de 2019. Mídia E Cotidiano, 14(3), 97-117. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.43167
Edição
Seção
Artigos Seção Temática
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).