Do jornalismo informativo ao de posição: a “guinada à direita” do jornal Gazeta do Povo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.43340

Resumo

Este artigo busca explicar o processo de reconfiguração editorial do jornal mais antigo em circulação do Paraná, a Gazeta do Povo, consolidado em 2017. Criado em 1919, o veículo é um dos mais tradicionais do estado e foi pioneiro em diversas frentes editoriais ao longo do século XX, ações que renderam prêmios e reconhecimento aos seus jornalistas. Mas, com este novo projeto, a edição impressa diária foi encerrada e uma nova linha editorial implementada. A partir disso, o jornal abdicou de uma concepção mais informativa de jornalismo e adotou uma perspectiva politicamente alinhada. De modo complementar, propomos uma reflexão acerca dessas mudanças e o que elas representam para o jornalismo. Argumentamos que o novo projeto editorial, associado ao contexto político-social, levaram a Gazeta do Povo a uma “guinada à direita”, tornando-se um veículo de posição e representante do conservadorismo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Quesada Tavares, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2020-09-05

Como Citar

Tavares, C. Q. (2020). Do jornalismo informativo ao de posição: a “guinada à direita” do jornal Gazeta do Povo. Mídia E Cotidiano, 14(3), 118-136. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.43340