Universo sertanejo: amor traído e Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.47767Palavras-chave:
Música sertaneja, Bolsonaro, MasculinidadeResumo
Este texto buscou encontrar confluências entre dois movimentos percebidos no universo da música sertaneja nos últimos anos: no cenário político, o apoio quase total dos cantores ao candidato Bolsonaro, em nome da ordem e do uso de armas; nas músicas, a temática dos relacionamentos afetivo-sexuais com ênfase no viés da “sofrência”, do eu lírico que sofre a separação, enfrenta relações instáveis e mulheres mais fortes. Zizek, através do conceito (lacaniano) de point de capiton, ajudou-nos a entender a coesão de elementos ideológicos díspares dentro de uma formação discursiva conservadora, delineada por um modelo de masculinidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Miguel Vale. Género, masculinidade e poder. Revendo um caso do Sul de Portugal. Anuário Antropológico, Brasília, n. 95, p. 161-190, 1996.
ANTUNES, Edvan. De caipira a universitário: a história de sucesso da música sertaneja. São Paulo: Matrix, 2012.
FRANCA, Vera Veiga; VIEIRA, Vanrochris Helbert. Sertanejo universitário: expressão e valores de jovens urbanos no Brasil contemporâneo. Contemporânea (UFBA. Online), v. 13, p. 106-122, 2015.
FRANÇA, Vera; MEDEIROS, Fernanda; ALMEIDA, Maria Lúcia. “As celebridades nas eleições 2018: posicionamentos e ênfases discursivas”. In: PRADO, Denise Figueiredo. B.; TAVARES, Frederico M. B.; TAVARES, Michele S. (Orgs.) Mídia, tempo e interações sociais: conceitos em circulação. Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2020. (no prelo)
KIMMEL, Michael. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 4, n. 9, p. 103-117, out. 1998.
MARTINS, José de Sousa. Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.
NEPOMUCENO, Rosa. Música caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: Ed. 34, 2005.
ZIZEK, Slavoj. El sublime objeto de la ideologia. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).