A dimensão aurática das imagens-sonho no tarô e nas histórias em quadrinhos – estudo das tiras de Gasoline Alley

Autores

  • Ciro Inácio Marcondes Universidade Católica de Brasília
  • Florence Dravet Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48109

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Comunicação, Imagem, Imaginação, Poesia

Resumo

As imagens do tarô, assim como as dos quadrinhos, são arquetípicas e apelam para uma razão poética atuante nas brechas entre elas, convidando o leitor a constantes exercícios de montagens e remontagens narrativas. A partir dos estudos da imagem de Warburg e Didi-Huberman adentramos a poeticidade dessas imagens que consideramos imagens-sonho dotadas de potência aurática imaginante. Também recorremos ao conceito de razão poética proposto por Zambrano. A análise de tiras Gasoline Alley, de Frank King, ampara nossa proposta. Concluímos que os saberes imagéticos do tarô baseiam-se em uma linguagem que ultrapassa códigos e sistemas de significação, estendendo seu alcance a uma potência latente, atuante na dimensão aurática das imagens-sonho. Dimensão também presente nas imagens dos quadrinhos, cuja teorização permite abrir-se a competências imaginativas.

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Biografia do Autor

Ciro Inácio Marcondes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche em Paris IV-Sorbonne. Professor e pesquisador do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília.

Florence Dravet, Universidade Católica de Brasília

Professora do Mestrado profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2021-05-18

Como Citar

Inácio Marcondes, C., & Dravet, F. (2021). A dimensão aurática das imagens-sonho no tarô e nas histórias em quadrinhos – estudo das tiras de Gasoline Alley. Mídia E Cotidiano, 15(2), 51-74. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48109