Desafios e estratégias no combate à desinformação na Pandemia: análise da cobertura telejornalística do caso Epcar em Barbacena
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.50958Palavras-chave:
telejornalismo, desinformação, negacionismo, pandemiaResumo
No contexto de negacionismo e informações veladas durante a pandemia da Covid-19, o presente artigo traz uma análise da cobertura audiovisual no telejornalismo regional do MG1 e MG2 - Zona da Mata, da TV Integração acerca de um caso em Barbacena, Minas Gerais, envolvendo a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), entre maio e julho de 2020. O trabalho mostra essa guerra informacional e reflete sobre qual é o papel do jornalismo no combate às fake news e na divulgação de informações no período pandêmico, além de reforçar que, por meio dele, é possível transferir conhecimento acerca do que se passa no mundo. Além disso, o artigo mostrou como o jornalismo se torna uma importante ferramenta em um período de fortes práticas negativistas, cujas ações podem impactar na saúde coletiva. A análise adotou a metodologia de Análise da Materialidade Visual (COUTINHO, 2016).
Downloads
Referências
BECKER, Beatriz. Televisão e Telejornalismo: Transições. 1ª Edição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
BECKER, Beatriz; GOES, Francisco Moratorio de Araújo. FAKE NEWS: uma definição possível entre a reflexão crítica e a experiência jornalística. Revista Latino-americana de Jornalismo. Ano 7, Vol 7, N.1, janeiro a junho de 2020, p.34 a 53.
COUTINHO, Iluska. O telejornalismo narrado nas pesquisas e a busca por cientificidade: A análise da materialidade audiovisual como método possível. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo, 2016. Disponível em < https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-3118-1.pdf > .
PORCELLO, Flávio; BRITES, Francielly. Verdade x Mentira: A ameaça das fakenews nas eleições de 2018 no Brasil. In 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville (SC), Anais eletrônicos, 2018. Disponível em http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/ resumos/R13-0364-1.pdf
RECUERO, Raquel ; GRUZD, Anatoliy. Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter. Galáxia (São Paulo), n. 41, p. 31–47, 2019.
SANTAELLA, Lúcia. A Pós-Verdade é verdadeira ou falsa? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018
THOMÉ, Cláudia de Albuquerque; MIRANDA, Pedro Augusto Silva; MARTINS, Vanessa Coutinho. Não basta noticiar, tem que garantir que é verdade: estratégias narrativas e a ameaça das fake news no telejornalismo. Trama: Indústria Criativa em Revista. Dossiê Fake news, pós-verdade(s) e economia criativa. Ano 5, vol.8, n.1, janeiro a junho de 2019: 24-43.
VIZEU, Alfredo Pereira. CERQUEIRA DA SILVA, Laerte José. 65 Anos de Televisão: o Conhecimento do Telejornalismo e a Função Pedagógica. Revista Famecos, mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v.23, n.3, setembro a dezembro de 2016:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).