A “Morada” como constelação e encruzilhada: estética e política em experiências audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52133

Palavras-chave:

Audiovisual, Constelações, Encruzilhadas, Experiência, Performance

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca de duas formas de abordagem da experiência estética – aqui mais especificamente do audiovisual – que permitem miradas fabulatórias de lampejos, aparições e incorporações multitemporais: a constelação e a encruzilhada. Para tanto, partimos de uma constelação de obras audiovisuais em cruzo entre vida/arte – realizadas na pandemia e também além deste contexto –, que têm muito forte o signo da morada, da relação pela intimidade familiar/comunitária. Contemplando este miríade estelar, suas relações e os cruzamentos de seus pontos estelares nos propomos a, partindo das performances, pelas frestas, pontuar alguns gestos de continuidade e ruptura nos corpos audiovisuais – nos corpos da cena e em cena – fabulando algumas de suas implicações e legados estéticos e políticos para o universo audiovisual porvir.

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Biografia do Autor

Scheilla Franca de Souza, UFRB

Realiza estágio de pós-doutorado no PPGCOM/UFRB, sob supervisão do Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes (GEEECA/UFRB) desde 2018. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA em 2017.

Jorge Cardoso Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do POSCOM-UFBA. Doutor em Comunicação Social-UFMG. Membro da IASPM - Rama América-Latina e da INTERCOM. Coordena o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA), cadastrado no CNPq. Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-01-27

Versões

Como Citar

Franca de Souza, S., & Filho, J. C. (2022). A “Morada” como constelação e encruzilhada: estética e política em experiências audiovisuais. Mídia E Cotidiano, 16(1), 43-65. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52133 (Original work published 19º de janeiro de 2022)