Imprensa e Rádio no Bicentenário da Independência: O Discurso Jornalístico sobre o Rádio como Mídia Educativa e Cultural em Contexto Pandêmico na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.53394Palavras-chave:
Rádio, Jornal impresso, Cultura, História, Cidadania, Análise do discursoResumo
O objetivo do artigo é propor uma investigação descritiva e analítica dos casos de utilização do rádio como mídia educativa no contexto da atual pandemia no estado da Bahia em duas matérias jornalísticas veiculadas pelos jornais O Correio da Bahia e A Tarde. Para isso, acredita-se que é imprescindível apontar a importância da imprensa escrita e do rádio no que se refere à história, memória e identidades que esses veículos suscitam ao atravessarem o Bicentenário da Independência do Brasil, enquanto experiência; a vida do povo brasileiro, e, no caso deste trabalho, especialmente dos baianos. No período pandêmico, surgiram relatos impressos de algumas experiências da utilização do rádio na região nordeste e, neste estudo, duas matérias extraídas dos dois jornais principais da capital baiana são analisadas. Elas suscitaram discussões relevantes acerca dos discursos sobre a efetiva participação do rádio, nos imaginários e identidades culturais e sociais, políticas e econômicas da população. O objetivo geral desse estudo é relacionar imaginários e identidade do bicentenário da Independência, com o surgimento da imprensa no Brasil. Posteriormente como este meio dialoga com o surgimento e papel do rádio no Brasil, observando como se apresentam os discursos que relatam as ações educativas com a utilização do rádio. Metodologicamente, são analisados trechos do discurso em duas matérias de Jornais que tratam da utilização ou reinvenção do rádio neste período pandêmico, sob a ótica de uma abordagem qualitativa, descritiva e analítica. Utiliza-se instrumentos da Análise do Discurso de linha francesa fundamentados pelos estudos que refletem história e memória.
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