Comunicação, migração e trabalho escravo contemporâneo: caminhos metodológicos para uma pesquisa em colaboração
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i1.54603Palavras-chave:
comunicação, migração, trabalho escravo contemporâneo, MaranhãoResumo
Apresentamos alguns alicerces teóricos para a construção de estratégias metodológicas de campo mais participativas e que levam em consideração a agência dos sujeitos pesquisados (MARQUES; GENRO, 2016). Também trazemos o relato de duas produções que resultaram desta pesquisa: (1) a campanha radiofônica Trabalho Certo: mesmo na precisão, não caia na escravidão com o objetivo de sensibilizar e combater o trabalho escravo contemporâneo e (2) Uma cartilha paradidática Do quilombo pra rua: o João que vive em nós; que tem o objetivo de valorizar o cotidiano das comunidades quilombolas e alertar os jovens para a migração (MENEZES, 2002) para fins de trabalho.
Downloads
Referências
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDFRN, 2010.
ESTERCI, Neide. Escravos da desigualdade: um estudo sobre o uso repressivo da força de trabalho hoje. Rio de Janeiro: CEDI, 1994.
FRANÇA, V. R. V. Representações, mídias e práticas comunicativas. In: PEREIRA, Miguel; GOMES, Renato Cordeiro; FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain. Comunicação, representação e práticas sociais. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2005.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
MARQUES, Pâmela; GENRO, Maria. Por uma ética do cuidado: em busca de caminhos descoloniais para a pesquisa social com grupos subalternizados. Araraquara. v. 21, n. 41, jul.-dez./2016, p. 323-339.
MENEZES, Marilda A. Redes e enredos nas trilhas dos migrantes: um estudo de famílias de camponeses-migrantes. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará, João Pessoa: 2002.
MOURA, Flávia de Almeida. Escravos da Precisão: economia familiar e estratégias de sobrevivência de trabalhadores rurais em Codó (MA). São Luís: EDUFMA, 2009.
MOURA, Flávia de Almeida. Trabalho escravo e mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses. São Luís: EDUFMA, 2016.
PRADO, Adonia. Educação contra a escravidão contemporânea em perspectiva decolonial. In: Discussões Contemporâneas sobre trabalho escravo: Teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Manual x, 2016.
SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).