Publicidade e expressões simbólicas da mulher na cena pública: das imagens hegemônicas à emergência de imagens discordantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.54607

Palavras-chave:

Publicidade, Intervenções urbanas, Imagens de controle das mulheres, Discursos sobre o corpo, Interseccionalidade

Resumo

Este artigo estuda os discursos sobre as mulheres na cena pública, a partir das imagens hegemônicas da publicidade e das imagens discordantes das intervenções urbanas. A perspectiva interseccional, em junção com a categoria analítica das imagens de controle, é posta em articulação para olhar o fenômeno comunicacional além dos marcadores sociais da diferença e refletir criticamente sobre as formas de opressão e dominação nas dinâmicas da cidade. Metodologicamente, recorremos à observação etnográfica nas cidades do Recife (PE) e Natal (RN). A amostragem é composta por 14 imagens de outdoors, painéis, fachadas (oriundos de setores da educação, da saúde, do vestuário e da beleza), grafites, pichações e lambes com mulheres e nosso objetivo é verificar a recepção destas imagens nas cidades. Ao final, constatamos que a publicidade reproduz corpos “perfeitos”, convoca ao cuidado de si,
reitera papéis sociais e impõe lugares subalternos às mulheres.

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Biografia do Autor

Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Linguística (UFPE). Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da UFPE. 

 

Patrícia de Souza Nunes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE). Integra o grupo de pesquisa Interseccionalidade em cena: demarcadores de gênero, sexualidade, raça e classe entre potências e apagamentos nas imagens e sons da UFPE. 

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Publicado

2022-09-21

Como Citar

Maria de Azevedo Mello Gomes, I., & de Souza Nunes, P. . (2022). Publicidade e expressões simbólicas da mulher na cena pública: das imagens hegemônicas à emergência de imagens discordantes. Mídia E Cotidiano, 16(3), 112-134. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.54607

Edição

Seção

Artigos Seção Temática