Entre dádivas e pesares: reflexões sobre a profissão de influenciador digital lifestyler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i1.54845

Palavras-chave:

Digital influencer, mídia social digital, elementos motivadores, gerenciamento da imagem, endosso

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender os elementos motivadores e os fatores negativos que compõem a profissão de influenciador digital lifestyler. A partir de um estudo de múltiplos casos, realizamos entrevistas semiestruturadas com influenciadores, analisando-as por Análise de Conteúdo. Identificamos que os aspectos motivadores da profissão são os capitais sociais, culturais e econômicos adquiridos, bem como flexibilidade, autonomia no trabalho e boa remuneração. Como fatores negativos, identificamos a exacerbada pressão social para padronização de opiniões e condutas, o medo constante em ser cancelado - perdendo, assim, a credibilidade e o status social adquirido -, a jornada contínua e a instabilidade financeira.

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Biografia do Autor

Marianny Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Associate Professor of Management at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Brazil, working in the graduate program in Management, Innovation and Consumption (PPGIC-CAA). She is coordinator of the Research Group "Marketing and Digital Influence" (MID) certified by CNPq. Her research interest focuses on consumer behavior, digital marketing, influencer marketing, collaborative consumption, sacrifice in consumption, reference groups and social influence. She obtained her PhD in Management from Federal University of Pernambuco (UFPE), Recife, Brazil, with a doctoral stay in Breda University of Applied Sciences (BUAS), Breda, The Netherlands.

Agatha Moura, UFPE

Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração da UFPE (PROPAD), vinculada à linha de pesquisa Marketing de Comportamento do Consumidor e bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É bacharela em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Pernambuco (CAC/UFPE) e láurea acadêmica. Foi Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ nos anos de 2017 e 2019. Atualmente participa do grupo de pesquisa ConsuMeering: Engenharia do Consumidor, cadastrado no Diretório do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Seus interesses de pesquisa são: comportamento do consumidor, marketing sensorial, marketing de experiência e marketing digital. 

Letícia Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada Administração pela Universidade Federal do Cariri. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (PET ADM- UFCA) de 2016 a 2018. Foi Bolsista do Programa de Aprendizagem Prática da Universidade Federal do Cariri no Núcleo de Aquisição do Sistema de Bibliotecas (SIBI- UFCA) no ano de 2018. Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) até janeiro de 2021. Pesquisa Marketing com ênfase em Comportamento do Consumidor, Economia Criativa, Consumo Colaborativo, Marketing e Serviços . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Participante do Grupo de Estudos em Consumo e Negócios da UFCA. (NEC-UFCA) e do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) da Universidade Federal do Pernambuco. Atualmente é mestranda em Administração - Ênfase em Marketing da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), bolsista CNPq.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Silva, M., Moura, A., & Alencar, L. (2022). Entre dádivas e pesares: reflexões sobre a profissão de influenciador digital lifestyler. Mídia E Cotidiano, 17(1), 160-185. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i1.54845