O podcast de audiodrama em resposta à nova demanda por escuta imersiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.58485Palavras-chave:
Podcast, Imersão, Interpretação, Narrativa ComplexaResumo
O presente artigo discute o ressurgimento dos podcasts nos últimos anos como uma resposta à crescente demanda da audiência por produções que permitam a imersão em mundos virtuais. Por meio da análise do podcast Homecoming (2016-2017), que consideramos um exemplo desse novo momento, abordamos elementos que agem como vetores da imersividade, como potencialidade expressiva por meio da linguagem sonora, narrativa complexa e interpretação. Associamos essa demanda e a forma sofisticada da produção ao momento contemporâneo, quando novos hábitos de escuta emergem, descolando-se da tradição institucionalizada do rádio por antena.
Downloads
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofónica. Barcelona: Gustavo Gili, 1980.
BALSEBRE, Armand. El lenguage radiofónico. Madrid: Cátedra, 2007, 5ª edição.
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan-abr/2020. Disponível em: https://bit.ly/3iD02tP. Acessado em: 31 ago. 2020.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Massachusetts, EUA: MIT Press, 2000
COSTA, Cristina. Ficção, Comunicação e mídias. São Paulo: Senac, 2019, versão Kindle.
CRISELL, Andrew. Understanding radio. Londres, Nova York: Routledge, 1994, 2a. ed.
CROOK, Tim. Radio Drama: Theory and practice. Londres: Nova York: Routledge, 1999, edição eletrônica.
DIDEROT, Denis. Textos escolhidos. Coleção Os Pensadores. Traduções e notas de Marilena de Souza Chauí, J. Guinsburg. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
DOWLING, David O.. Immersive Longform Storytelling: Media, Technology, Audience. Nova York: Routledge, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9780429488290. Acesso em 07 maio 2023
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
EDISON RESEARCH. The Infinite Dial 2022. S.i.: Edison Research, 2022. Disponível em: https://cutt.ly/S6yqjSg. Acesso em 07 maio 2023.
FERNANDEZ, Maria Elena. How Homecoming made the jump from podcasting to prestige tv. Vulture. 9 nov. 2018. Disponível em: https://cutt.ly/g6yqd4s. Acesso em: 18 abr. 2023.
FERRARETTO, Luiz Artur. O hábito de escuta: pistas para a compreensão das alterações nas formas do ouvir radiofônico. Ghrebh - Revista de Comunicação Cultura e Teoria da Mídia, v. 9, n.1, p. 106-131, 2007. Disponível em: https://cutt.ly/A6yqhqL. Acesso em 07 maio 2023
GAMBARO, Daniel. Experiências midiatizadas de escuta: Como o rádio se insere no ecossistema midiático atual. Revista FAMECOS, v. 28, n. 1, p. e37141, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.3714. Acesso em 05 jul. 2022.
GAMBARO, Daniel; FERRAZ, Nivaldo. Do radiodrama ao podcast: Em busca de um referencial teórico para analisar novas peças dramatúrgicas. Comunicação Pública, v. 16, n. 31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34629/cpublica.50. Acesso em: 28 ago. 2023.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação de conteúdo. São Paulo: Summus, 2001, 4ª ed.
HOOVER, Victoria. The Missing Narrator: Fictional Podcasting and Kaleidosonic Remediation in Gimlet’s Homecoming. Journal of Radio and Audio Media, v. 27, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19376529.2020.1762195. Acesso em 20 jul. 2021.
HUHTAMÄKI, Harri. The five ways of the radio: paradox-dramaturgical fractions. S.l.: s.n., 1992.
JANAY, Paula. Podcasters e seus ouvintes: Afetos, engajamentos identitários e disputas sobre o fenômeno dos podcasts. Comunicação Pública, v. 16, n. 31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34629/cpublica.68. Acesso em: 7 mai. 2023.
KANTAR IBOPE MEDIA. Inside Radio 2022. S.i: Kantar Ibope Media, 2022. Disponível em: https://kantaribopemedia.com/conteudo/estudo/inside-radio-2022/. Acesso em 03 mai 2023.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura da Portabilidade: novos usos do rádio em mídia sonora. Observatório (OBS*), v.3, n. 1, 2009. Disponível em: https://cutt.ly/E6yqxKJ. Acesso em 01 maio 2023
KLIPPERT, Werner. Elementos da peça radiofônica. In: SPERBER, George Bernard (org). Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980, p. 11-110.
KISILOWSKA-SZURMIŃSKA, Małgorzata. Binging – a Fad or a Permanent Change in Media Consumption? A Critical Literature Review. Zeszyty Prasoznawcze, v. 65, n. 3 (251), p. 73–82, 28 set. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4467/22996362PZ.22.028.15955. Acesso em 05 mar 2023.
LOPEZ, Debora Cristina. Novo rádio, velhas narrativas: apropriações estéticas na ficção e no jornalismo sonoros. Covilhã: LabcomBooks, 2022.
LOPEZ, Debora Cristina; GAMBARO, Daniel; FREIRE, Marcelo. BINGE LISTENING: Dimensões do consumo de áudio em podcasting. In: ANAIS DO 32° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2023, São Paulo. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: https://cutt.ly/Qwj6Bbti. Acesso em: 28 ago. 2023.
LÓPEZ VIGIL, José Ignacio. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2004.
MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.
MITTELL, Jason. Complex TV: The poetics of contemporary television storytelling. Nova York, Londres: New York University Press, 2015.
OLMEDO-SALAR, Silvia; LÓPEZ-VILLAFRANCA, Paloma. Análisis comparativo de ‘podcasts’ y series televisivas de ficción. Estudio de casos en España. Index Comunicación, v. 9, n. 2, p. 183–213, 30 jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.33732/ixc/09/02Analis. Acesso em: 18 abr. 2023.
PONGS, Hermann. Cinema e rádio. In: SPERBER, George Bernard. (org). Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980, p. 113-115.
ROSENFELD, Anatol. Brecht e o teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SANTOS, Patricia Consciente Pereira dos. A Criação de Ambientes Através do Som: caminhos imersivos no podcast de storytelling ficcional “Contador de Histórias”. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) UFOP, Mariana, 2022. Disponível em: https://cutt.ly/b6yqcD1. Acesso em 07 mai 2022
SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de roteiro: ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. São Paulo: Conrad Editoras do Brasil, 2009
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SILVA, Sérgio Pinheiro da; SANTOS, Régis Salvarini. O que faz sucesso em podcast?: Uma análise comparativa sobre os podcasts mais populares no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias, v. 11, n. 1, 3 jul. 2020. Disponível em: https://cutt.ly/8LegskE. Acesso em 31 maio 2022.
VAN DIJCK, Jose. Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society, vol. 12, n.2, p.197-208, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.24908/ss.v12i2.4776. Acesso em 20 jul. 2021.
VIANA, Luana. Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. 2022. Tese (Doutorado Comunicação) – UFJF, Juiz de Fora, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00030. Acesso em 07 mai. 2022.
VICENTE, Eduardo. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In SOARES, Rosana Soares de; SILVA, Gislene. (org.). Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: ECA/USP, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9788572052054. Acesso em 07 mai 2023.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da Arte. Martins Fontes: São Paulo, 1999.
WALL, Tim. Som de Rádio. Trad. Daniel Gambaro. Novos Olhares, v.12, n.1, p.16-28, 2023. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.209798. Acesso em 28 ago 2023.
WARREN, Steve. Radio: The book. Nova York, Londres: Focal Press, 2013, 4ª. Ed., Versão Kindle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).