Os múltiplos fluxos da imagem: o streaming e o audiovisual no cotidiano do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.58544

Palavras-chave:

streaming, audiovisual, cotidiano, imagens

Resumo

As imagens tocam o real. “O que vemos só vale – só vive – em nossos olhos pelo que nos toca”, afirma Didi-Huberman em O que vemos, o que nos olha (2005, p.29). Neste século XXI, de proliferação de imagens em telas difusas, como compreender a experiência que se produz e se partilha no cotidiano? Em um cenário em que a construção do dia a dia, do comum, atravessa as ambiências midiáticas, as operacionalidades de produção das imagens em fluxo contribuem para a transformação não apenas das formas de realização audiovisual, mas de sua circularidade e recepção. Na perspectiva da vida cotidiana midiatizada, a lógica do streaming e a demanda por imagens em fluxo tensionam diferentes dinâmicas, seja em relação a antigos formatos e/ou modelos, seja em relação ao mercado audiovisual e às expectativas/demandas dos usuários. Estes são as questões que balizam os artigos que constituem o Dossiê dessa edição e que apresentamos aqui, juntamente com os outros textos de mais essa publicação da RMC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Sociologia. Professora do Curso de Produção Audiovisual e do Programa de Comunicação Social/ PUCRS.

Felipe Koch, Université Paris-Est Créteil Val de Marne (FR)

Doutor em Sociologia. Professor de Estudos Brasileiros e Inovação Social/UPEC (França) 

Renata Rezende, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação. Professora do Curso de Comunicação Social e do PPG Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo, Editora 34, 2005, p.29.

MARION, Philippe. "Narratologie médiatique et médiagénie des récits", Recherches en communication, 1997, vol. 7, p. 61-87.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

Freitas, C., Koch, F., & Rezende Ribeiro, R. . (2023). Os múltiplos fluxos da imagem: o streaming e o audiovisual no cotidiano do século XXI. Mídia E Cotidiano, 17(2). https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.58544