O Conselho de Comunicação Social como símbolo da luta pela participação no debate regulatório em Comunicação

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DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.58893

Palavras-chave:

Conselho de Comunicação Social, Representação, Sociedade civil, Participação social

Resumo

Este artigo debate o Conselho de Comunicação Social, vinculado ao Senado Federal, como um símbolo da busca pela maior participação social em processos decisórios no campo da comunicação, como colegiado em evidente disputa por espaço, definição e continuidade desde sua criação. A partir da Economia Política da Comunicação e da Antropologia dos processos de Estado, compreende-se o conselho como um lugar de representatividade de escuta da sociedade civil desde a constituinte de 1988. Por meio de uma etnografia documental dos arquivos do órgão, busca-se problematizar a representação da sociedade civil e acompanhar a teia discursiva em torno do próprio colegiado, visando problematizar sua estrutura representativa, assimetrias de poder percebidas e ponderar sobre sua capacidade e escopo de atuação.

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Biografia do Autor

Deborah Rebello Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Docente no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná-UFPR. 

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Rebello Lima, D. . (2023). O Conselho de Comunicação Social como símbolo da luta pela participação no debate regulatório em Comunicação. Mídia E Cotidiano, 17(3), 75-92. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.58893