“Afroconveniente”... A autodeclaração racial na campanha eleitoral de 2022: uma análise das publicações no Twitter sobre a controvérsia de ACM Neto na Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.59772

Palavras-chave:

autodeclaração racial, campanha eleitoral, identidade racial, Twitter, processamento de linguagem natural

Resumo

Neste artigo, analisamos as publicações feitas no Twitter acerca da controvérsia em torno da autodeclaração racial de ACM Neto, candidato ao cargo de governador da Bahia em 2022. A metodologia empregada consiste em uma análise utilizando processamento de linguagem natural, com o intuito de identificar temas e percepções. A polêmica surgiu depois que ACM Neto se autodeclarou como “pardo” e apareceu bronzeado em uma entrevista, levantando questionamentos sobre os critérios do IBGE. Os resultados evidenciam um debate acirrado no Twitter, que questiona a sua representatividade e o acusa de oportunismo político. A análise expõe um debate público acerca da sinceridade, posicionamentos políticos e oportunismo de ACM Neto em relação ao tema racial, ressaltando a crescente importância da dimensão racial e étnica no âmbito do debate político-eleitoral.

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Biografia do Autor

Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Atualmente em Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialdiades da Universidade Federal do Espírito Santo (POSCOM/UFES). Bolsista Capes.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

Ferreira, S. R. da S. (2024). “Afroconveniente”. A autodeclaração racial na campanha eleitoral de 2022: uma análise das publicações no Twitter sobre a controvérsia de ACM Neto na Bahia. Mídia E Cotidiano, 18(1), 196-217. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.59772