Autoritarismo e mobilização on-line: Polarização, Radicalização, Normalização

Autores

  • Afonso de Albuquerque Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Liriam Sponholz DeZIM-Institut - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.61370

Palavras-chave:

Autoritarismo, Mobilização on-line, Polarização, Radicalização, Normalização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonso de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Fluminense. Pesquisador I-B do CNPq e Pesquisador do Nosso Estado/Faperj. Coordenador do INCT-DSI (Disputas e Soberanias Informacionais). Ex-presidente da Compós e da Compolítica. Membro do Comitê Editorial de diversas revistas internacionais, dentre as quais Journal of Communication, International Journal of Communication e Communication, Culture & Critique.

Marcelo Alves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Comunicação Social da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI).Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Mídia, Tecnologia e Dados. É pesquisador associado do Laboratório de Mídia, Democracia e Instituições Políticas (Lamide/UFF) e do Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação (Gruppocom/UFC)

Liriam Sponholz, DeZIM-Institut - Universidade de Brasília

Professora visitante da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e pesquisadora associada do Centro de Pesquisa sobre Integração e Migração de Berlim (DeZIM-Institut). Doutora em Comunicação pela Universidade de Leipzig e Livre-docente (Habilitation) pela Alpen-Adria-Universität Klagenfurt - Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. 

Referências

ALBORNOZ, Luis A. „Garantizar la diversidad de las voces en los medios de comunicación“, en UNESCO (ed.) Re/Pensar las políticas para la creatividad - 2022, París, UNESCO, 2002.

BECERRA, Martín y MASTRINI, Guillermo. „Concentración y convergencia de medios en América Latina“, Communiquer: revue de communication sociale et publique, 2017, 20, p. 104–120. DOI: https://doi.org/10.4000/communiquer.2277

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

RSF (Reporteros Sin Fronteras). 2019. “¿Quién controla los medios en América Latina?” https://rsf.org/es/noticias/medios-de-comunicacion-en-america-latina-bajo-control-de-familias-elites-economicas-y-politicas.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

de Albuquerque, A., Alves dos Santos Júnior, M., & Sponholz, L. (2024). Autoritarismo e mobilização on-line: Polarização, Radicalização, Normalização. Mídia E Cotidiano, 18(1), 1-7. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.61370