Reflexões acerca da remediação no consumo de experiência na Comic Con Experience

Autores

  • Leonardo Soares da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i3.61397

Palavras-chave:

Remediação, Consumo de Experiência, Ritualidades

Resumo

A partir da etnografia das edições de 2017, 2019, 2020 e 2021 da Comic Con Experience, evento realizado em São Paulo, este artigo relaciona a remediação e o consumo de experiência. Pautado na observação participante e em 10 entrevistas abertas e em profundidade, identifica os conceitos de imaginário coletivo, comum e suspensão voluntária da descrença, desenvolvendo reflexões que indicam que mais do que um conhecimento prévio, o consumo de experiência depende de uma anterioridade afetiva, formada através de ritualidades que antecedem o evento. Observando que ao longo destas ritualidades, abordadas segundo Jesus Martín-Barbero, ocorrem remediações, conceito apresentado por Jay David Bolter e Richard Grusin, o artigo considera, portanto, que elas contribuem para o consumo de experiência no evento.

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Biografia do Autor

Leonardo Soares da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1122-2007

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

da Silva, L. S. (2024). Reflexões acerca da remediação no consumo de experiência na Comic Con Experience . Mídia E Cotidiano, 18(3), 291-312. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i3.61397