Implicações da Circulação Discursiva na Construção do Acontecimento: um estudo de caso da menina de São Mateus
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i1.62803Palavras-chave:
Acontecimento, Circulação, JornalismoResumo
Este artigo analisa as implicações sociodiscursivas de um acontecimento em dois jornais digitais (Folha de S. Paulo e Tribuna Online) considerando a circulação de informações no Twitter (X) que trouxeram alterações na configuração do acontecimento jornalístico. O caso estudado refere-se ao de uma menina de 10 anos, residente no estado do Espírito Santo, que foi violentada e precisou fazer um aborto. Articulamos os conceitos de acontecimento, ciberacontecimento e circulação, com base na análise do discurso. Os resultados indicam ingerência do Twitter (X) nos desdobramentos na Folha de S. Paulo, algo menos evidente na Tribuna Online, gerando implicações discursivas na repercussão e desfecho.
Downloads
Referências
CARDON, Dominique. Cultura Digital. Cap. 3. Cultura participativa e redes sociais. p. 89-134. Paris: Presses de Sciences Po, Les Petites Humanités. 2019.
CARLÓN, Mario. Medios individuales, médios colectivos y circulación transversal. Desde “adentro hacia afuera” y desde “afuera hacia adentro” (o como afecta la nueva circulación a las instituiciones sociales). In Circulação discursiva e transformação da sociedade. / Paulo César Castro (Organizador). - Campina Grande: EDUEPB, p. 27-47, 2018.
CHARAUDEAU, Patrick. Informação, emoção e imaginários a propósito do 11 de setembro. In: O terror do espetáculo: terrorismo e televisão (Construção do olhar). DAYAN, Daniel (Org.). Edições 70, p. 72-86. Março, 2009.
COULDRY, Nick. O tempo e as mídias digitais: aprofundamento do tempo, déficits de tempo e configuração narrativa. Parágrafo. V. 2, n. 3,p. 63-73. Jul. /dez, 2015.
COULDRY, N.; HEPP, A. The Mediated Construction of Reality. Cambridge, UK: Polity Press, 2017.
DISQUE 100. Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Relatório Disque Direitos Humanos: 2019. Brasília: 2020.
ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Brasília: Senado Federal;1990.
FAUSTO NETO, A.; et al. (Re) Visitando os conceitos de contrato de leitura: uma proposta de entendimento dos pontos de vínculo entre emissor/receptor da sociedade dos meios para sociedade midiatizada. XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Novo Hamburgo – RS, 17 a 19 de maio de 2010.
FOLHA DE SÃO PAULO. Secretário de SP demite professora que negou estupro e disse que menina de dez anos foi 'bem paga' pelo tio. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2020/08/professora-estadual-e-demitida-apos-dizer-que-caso-de-menina-estuprada-nao-foi-violencia.shtml>. Acesso em: 02 de setembro de 2020.
FOLHA DE SÃO PAULO. Aborto legal em menina estuprada no ES é 'crime hediondo', diz presidente da CNBB. Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/08/aborto-legal-em-menina-estuprada-no-es-e-crime-hediondo-diz-presidente-da-cnbb.shtml>. Acesso em: 10 de setembro de 2020.
FOLHA DE SÃO PAULO. Menina de dez anos engravida após ser estuprada no ES. Caso corre sob sigilo para proteger privacidade da criança e da família. Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/08/menina-de-dez-anos-engravida-apos-ser-estuprada-no-es.shtml. Acesso em: 2 de setembro de 2020.
FOLHA DE SÃO PAULO. Governo Bolsonaro desmonta ação de combate ao abuso de crianças. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/08/governo-bolsonaro-desmonta-acao-de-combate-ao-abuso-de-criancas.shtml>. Acesso em: 02 de setembro de 2020.
FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. RJ: Forense, 2010.
GERHARDT, Tatiana Engel; SIVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 120 p. 2009.
HENN, Ronaldo. Ciberacontecimento. In: VOGEL, D.; MEDITSCH, E.; SILVA, G Jornalismo e acontecimento: tramas conceituais. Florianópolis: Insular, 2013 p. 21-34.
HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo. Ed. UNISINOS.2014.
MORIN, Edgar. Le retour de l’événement. Communications, Paris: Seuil, n. 18, p. 6-20. 1972.
MOUILLAUD, Maurice. A crítica do acontecimento ou o fato em questão. In: O Jornal: da forma ao sentido. DAYRREL, Sérgio (Org.). 2 ed. Brasília: UnB. p. 49-84. 2002.
MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (org.) O Jornal: da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997.
MOUILLAUD, Maurice et TETU, Jean-François. Le journal quotidien, Lyon, Presses Universitaires de Lyon, 1989.
OBSERVADH. Observatório de Direitos Humanos. Disponível em: < https://observadh.mdh.gov.br/>. Acesso em: 16 de setembro de 2024.
PALÁCIOS, Marcos; RIBAS, Beatriz. Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet. Salvador: EDUFBA, 2007.
RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais / Raquel Recuero. – Salvador: EDUFBA, 2017. 80p.
SÁDABA, Teresa. Framing: el encuadre de las noticias. El binomio terrorismo-medios. La crujía, Buenos Aires, 2008, 252 p.
TRIBUNA ONLINE. MP investiga condutas no caso de menina de 10 anos estuprada pelo tio em São Mateus. Disponível em: <https://tribunaonline.com.br/mp-investiga-condutas-no-caso-de-menina-de-10-anos-estuprada-pelo-tio-em-sao-mateus>. Acesso em: 02 de setembro de 2020.
TRIBUNA ONLINE. Ministério Público denuncia acusado de estuprar sobrinha em São Mateus. Disponível em:<https://tribunaonline.com.br/ministerio-publico-denuncia-acusado-de-estuprar-sobrinha-em-sao-mateus>. Acesso em 13 de agosto de 2020.
TWITTER. Política contra spam e manipulação da plataforma, 2020. Disponível em: <https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/platform-manipulation>. Acesso em 31 de março de 2020.
TWITTER. Política de Informações Privadas, 2019. Disponível em: <https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/personal-information>. Acesso em 31 de março de 2020.
VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Editora Unisinos. 2004.
VERÓN, Eliseo, "L'analyse du contrat de lecture", Les médias, expériences, recherches actuelles, applications, Paris, IREP, 1983, p. 203-229.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).