Instagram como espaço informativo: uma revisão bibliográfica sobre produção e circulação de notícias
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66520Palavras-chave:
Jornalismo, Notícia, Produção Noticiosa, Instagram, Perfil InformativoResumo
Este artigo investiga a construção do conteúdo noticioso no Instagram, analisando os desafios e as especificidades da produção jornalística nessa plataforma. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica, baseada em artigos, teses e dissertações, com o objetivo de compreender como o jornalismo adapta suas práticas e narrativas ao ambiente digital. Como pano de fundo, são consideradas reflexões oriundas de uma pesquisa anterior sobre perfis informativos na rede. Os resultados apontam para a transformação das dinâmicas de produção e circulação da notícia, evidenciando os limites e as possibilidades do jornalismo nas mídias sociais.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, J. M. Jornalismo no Instagram Stories: uma análise categórica de publicações em canais jornalísticos. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Centro de Ensino Superior Juiz de Fora, Juiz de Fora, p. 21. 2019.
ALVES, Y. M. Jornalismo em mídias sociais de imagens instantâneas: as narrativas jornalísticas em formato de stories no Snapchat e Instagram. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, p. 169, 2018.
ARAGÃO, R. M. #AMANHECERESTADAO: conteúdo produzido por usuários, redes sociais e jornalismo. In: Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, 2012, Salvador. Anais [...] Salvador: SIMCOCIAL, 2012. p. 1-22.
ARAÚJO, G. L. Diário do Nordeste no Instagram: usos e apropriações das redes sociais pelo jornal como ferramenta de legitimação. Dissertação (Mestrado em Novos Medias e Práticas Web) – Universidade NOVA de Lisboa, Portugal, p. 67, 2017.
ARAÚJO, M. C. F. de; PENHA, M. M. de A.; ROCHA JR, D. B. Dos fatos aos vários formatos: uma análise comparativa entre notícias veiculadas na capa de O Estado de São Paulo e no Instagram @estadao. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 42, Belém, 2019. Anais [...] Belém: Intercom, 2019. p. 1-15.
ASSIS, I. P. Jornalismo autodestrutivo, no Snapchat e Stories do Instagram, e o consumo de informação na Pós-Modernidade. In: GÓMEZ Y MÉNDE, J. M.; PADIAL, M. C. T.; CARTES-BARROSO, M. M. Más sobre Periodismo y Derechos Humanos Emergentes. Sevilla: idUS, 2020. p. 221-234.
ASSIS, I. P. Notícias autodestrutivas: jornalismo no Snapchat e Stories do Instagram. 1. ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2021.
BARBOSA, C. C.; MONTE, I. C.; LIESENBERG, S. A energização do riso e do humor em conteúdos apropriados e compartilhados na web. In: PRIMO, A. (org.). Interações em rede. 1° ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 71-90.
BARROS, J. F. O blog jornalístico regional: um estudo de caso sobre o processo de regionalização midiática nas cidades maranhenses de São Luís e Imperatriz. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, p. 143, 2020.
BATISTA, E. S. de P. Jornalismo no Instagram? Como os grandes veículos jornalísticos utilizam as redes sociais no ciberespaço. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, p. 58, 2014.
BELL, E.; OWEN, T. A imprensa nas plataformas. Como o Vale do Silício reestruturou o jornalismo. Revista de Jornalismo ESPM, v. 1, n. 1, p. 49-83, jul./dez. 2017.
BELOCHIO, V. Convergência com meios digitais em Zero Hora multiplataforma: a ampliação dos contratos de comunicação a partir da variação dos dispositivos jornalísticos. In: PRIMO, A. (org.). Interações em rede. 1° ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 233-256.
BENEZATH, R.; REIS, R. A mudança no ecossistema jornalístico e o deserto de notícias. In: Seminário de Comunicação e Territorialidades, 6., 2020, Espírito Santo. Anais [...] Espírito Santo, 2020, p.1-8.
BORGES, D.; LOURES, G.; BORGES, R. Instagram e jornalismo: caminhos diversos no uso da rede social por jornais de diferentes portes e alcances. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 19., 2021, Virtual. Anais [...] Virtual: SBPJor, 2021.
BOYD, D. Social Network Sites as Networked Publics: Affordances, Dynamics, and Implications. In: PAPACHARISSI, Z. (ed.) Networked Self: Identity, Community, and Culture on Social Network Sites. Routledge, 2010, p. 39-58.
BUENO et al. Tempo de vida de uma postagem jornalística nas fanpages de jornais brasileiros. Revista Pauta Geral, v. 5, n. 2, p. 199-223, 2018.
BUENO, T. C.; ALVES, M.; LUZ, M. M. Web TV Imperatriz Online: um estudo da reconfiguração da rotina baseada no parâmetro da Tétrade de McLuhan. Movendo Ideias, v. 27, n. 2, p. 16-30, 2022.
BUENO, T. C.; REINO, L. S. A. A construção do título em capas de revistas: uma discussão sobre o formato em nove anos da TPM. Intexto, n. 53, p. 121-279, 2022.
CASTILHO, C. A. V. O papel da curadoria na promoção do fluxo de notícias em espaços informativos voltados para a produção de conhecimento. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
CORRÊA, E. S.; BERTOCCHI, D. A cena cibercultura do jornalismo contemporâneo: web semântica, algoritmos, aplicativos e curadoria. MATRIZes, v. 5, n. 2, p. 123-144, 2012.
COSTA, R. B. Narrativas jornalísticas digitais nas redes sociais: periódicos brasileiros e portugueses em formato de stories. Dissertação (Ciências da Comunicação) – Faculdade de Letras, Universidade de Porto, Porto, p. 86, 2020.
DEOLINDO, J. da S. O deserto da notícia no interior Brasil: apontamentos para uma pesquisa. In: Intercom, 41, Joinville, Anais [...] Joinville, 2018, p.1-15.
FERREIRA, P.; ROCHA, P. M.; SCHOENHERR, R. O Maranhão pelo jornalismo efêmero dos stories: a construção de territórios em O Imparcial, Imirante e Imperatriz Online. Mídia & Cotidiano, v. 16, n. 1, p. 66-87, 2022.
FIORINI, B. J. Inovação no Jornalismo: análise da representação da incivilidade no Stories do @Estadão no Instagram. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 3, 2019, São Leopoldo. Anais [...] São Leopoldo, 2019. p.1-8.
FIORINI, B. J.; CARVALHO, L. M. Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram. Ação Midiática, s. v., n. 23, jan./jun. 2022, p. 60-78.
FREITAS, C. E. P.; BORGES, M. V.; RIOS, R. O algoritmo classificatório no feed do Instagram. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 39., 2016, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Intercom, 2016.
GARCÍA, A. P. M.; MARTINS, B. T.; OLIVEIRA, C. dos S.; COMASSETO, L. R. Instagram Stories e jornalismo: análise da utilização da ferramenta pela Folha de São Paulo. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 2, 2018.
GONÇALEZ, P. F. A circulação de notícias no Instagram no contexto da sociedade em midiatização. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 2, set. 2019. p.1-19.
GUIDOTTI, F. G. Delineamentos e Reflexões sobre o uso do Instagram em jornais brasileiros de grande circulação. In: INTERCOM, 37, 2015, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro, INTERCOM: 2015, p.1-15.
HERMIDA, A. From TV to Twitter: How Ambient News Became Ambient Journalism. M/C JOURNAL, v. 13, n. 2, 2010.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KANNENBERG, V. O fantasmagórico site de rede social: como o Snapchat está sendo apropriado para a circulação de conteúdo jornalístico. Intercom RBCC, São Paulo, v.40, n.3, p.151-168, 2017.
KHALISAH, N.; ANJARNINGSIH, W. Pragmatic aspects in entertainment news reporting on Instagram. Indonesian Journal Of Applied Linguistics, v. 9, n. 3, p. 508-519, 2020.
LIMA, M. A. Disseminador de informações no Instagram. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, p. 157, 2021.
LUZ, M. M. S. Web TV Imperatriz Online: um estudo sobre como a plataforma reconfigura a rotina tendo como parâmetro a Tétrade de McLuhan. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, p. 76, 2021.
MARCELLINO, M. M. K. Jornalismo para dispositivos móveis: uma análise dos Stories da CNN no Instagram e no Snapchat. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Tuiuti do Paraná, p. 196, 2019.
MASSUCHIN, M. G.; BUENO, T.; BORGES, R. F.; SOUSA, S. G. Títulos jornalísticos para redes sociais. Sur le journalisme, v. 10, n.1, 2021. p. 112-127.
MESQUITA, G. B. Interfiro, logo êxito: a audiência potente e as novas relações no jornalismo. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, p.198, 2014.
MESQUITA, G. B. Interfiro, logo êxito: como a audiência potente muda a rotina jornalística no mais antigo jornal em circulação da América Latina. Estudos de Jornalismo, n. 5, v. 2, 2016.
OSÓRIO, M. C.; VIEIRA, L. de S. Uma reflexão sobre o método da curadoria a partir do newsletter Farol Jornalismo. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 19., 2021, Virtual. Anais [...] Virtual: SBPJor, 2021. p. 1-15.
OTERO, T. R. Jornalismo nas mídias sociais digitais: o que é notícia para o jornal O Alto Uruguai no Instagram. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, p. 55, 2021.
PALACIOS, S. M.; MONTOYA, L. H. B. Periódicos locales frente a Internet y las corporaciones transversales de comunicación, información y entretenimiento. El caso de Crónica del Quindío (Colombia). Estud. Mensaje Period., v.25, n.1, 2019, pp. 335-351.
PEREIRA, C. J. Gêneros e formatos jornalísticos de Instagram: aproximações entre teoria e prática. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 44., 2016, Virtual. Anais [...] Virtual: Intercom, 2016. p. 1-10.
PIZA, M. V. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. Monografia (Graduação em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
PURCINO, A. F. P. Jornalismo Móvel: o uso do Instagram Stories pelo portal de notícias Gaúchazh. Monografia (Bacharel em Jornalismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 89, 2017.
RAMOS, G.; GRUPILLO, A. Jornalismo regional em novas plataformas. In: Jerónimo, P.; Correia, J. C. (eds.) O Pulsar da Proximidade nos Media no Jornalismo. Covilhã, Portugal, LabCom, 2020, p. 31-46.
RECUERO, R. Atos de ameaça à Face e à Conversação em Redes Sociais na Internet. In: PRIMO, A. (org.). Interações em rede. 1° ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 51-70.
REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM (United Kingdom). Reuters Digital News Report 2024. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2024/brazil. Acesso em: 29 de jan. 2025.
REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM (United States). Reuters Digital News Report 2020. Disponível em: https://www.digitalnewsreport.org/survey/2020/. Acesso em: 05 mar. 2022.
ROCHA, L. V. A mídia regional na era on-line: mapeamento dos sites e blogs jornalísticos no Estado do Tocantins. In: Intercom, 40, 2017, Anais [...], 2017, p.1-13.
ROCHA, L. V. A produção jornalística hiperlocal nas redes sociais: análise de perfis tocantinenses. In: Intercom, 42, 2019, Anais [...], 2019, p.1-16.
RODRIGUES, A. de L. Não durma sem saber: o jornalismo líquido dos storys no instagram, da Folha de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Artes e Comunicação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.
SANTANA, W. et al. Redes Sociais e Jornalismo Digital: uma análise da presença jornalística no Instagram. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 42., Belém, 2019.
SANTOS, L. G. S. Jornalismo em redes de comunicação online: uma análise de conteúdo do Correio Braziliense no Instagram. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade de Brasília, Brasília, p. 119, 2019.
SEBBAH, B.; SIRE, G.; SMYRNAIOS, N. Jornalismo e plataformas: da simbiose à dependência. Sur le journalisme, v. 9, n. 1, p. 18-23, 2020.
SERPA, F. G. Redes sociais: o uso do Instagram Stories pelo Drops Estadão. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, p. 90, 2019.
SILVA, G. A. O cenário midiático maranhense nas mídias sociais : as características da cobertura informativa em perfis noticiosos do Instagram no Maranhão. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
SILVA, S. D. do R. Telejornalismo regional no Maranhão: rotinas de produção e percepção dos profissionais de comunicação das TV Mirante e TV Difusora. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, p. 146, 2021.
SILVA, S. D. do R.; TAVARES, C. Q. Discutindo o jornalismo regional: uma análise a partir dos profissionais de TVs de emissoras maranhenses. In: Anais do 30° Encontro Anual da COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais [...], Campinas, Galoá, 2021.
SOARES, J. B. Novas linguagens jornalísticas em meios tradicionais: uma análise dos Stories do Estadão e Folha de S. Paulo. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 77, 2018.
SOUZA, S. M. B.; ROCHA, L. V. Redes sociais e webjornalismo hiperlocal: identificação e análise de perfis dos veículos on-line tocantinenses. In: Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 17, Tocantins: Palmas, Anais [...], Tocantins, 2019, p.1-20.
TAVEIRA, A. A.; PEREIRA, M. F. O comportamento da linguagem jornalística nas Stories do Instagram: estudo dos perfis do Jornal O Globo e do Portal A Crítica. Aturá, v.3, n.3, 2019, p. 219-246.
WATANABE, A. S. Novas ferramentas do jornalismo nas redes sociais: análise do Drops do Estadão. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar, Maringá, p. 75, 2019.
WILDING, D.; FRAY, P.; MOLITORISZ, S.; MCKEWON, E. The Impact of Digital Platforms on News and Journalistic Content. University of Technology Sydney, NSW, 2018.
ZIMERMANN, D. Y.; GUIDOTTI, F. G. A complexidade da narrativa jornalística no Instagram: do Feed aos Stories. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 44., 2021, Virtual. Anais [...] Virtual: Intercom, 2021. p. 1-15.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).