Riscos e oportunidades do uso de inteligência artificial na produção jornalística: uma análise das diretrizes do Grupo Globo
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66608Palavras-chave:
Inteligência artificial, jornalismo, diretrizesResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar riscos e oportunidades trazidos pelo uso da Inteligência Artificial (IA) em redações de jornais, tendo como eixo condutor da reflexão o anúncio das diretrizes para uso da IA divulgadas pelo Grupo Globo, o maior conglomerado de notícias do Brasil, em junho de 2024. A análise do impacto do uso de IA em redações é feita com apoio de pesquisadores que estudam as transformações no jornalismo a partir da digitalização na sociedade, no Brasil e no exterior.
Downloads
Referências
ANDERSON, Christopher William; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Post-Industrial Journalism: adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center for Digital Journalism, New York, 2012. Disponível em: <http://towcenter.org/research/post-industrial-journalism>. Acesso em: 10 jan. 2014.
BERGER, Christa. Campos em confronto: a terra e o texto. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.
CARDOSO, Gustavo et al. Algoritmos e notícias: a oportunidade da inteligência artificial no jornalismo. OberCom. 2021.
DEUZE, Mark. O jornalismo e os novos meios de comunicação social. Comunicação e Sociedade, v.9, 2006, p.15-37.
_____________Media Life. Cambridge: Polity Press, 2012.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A atualidade no jornalismo: bases para sua delimitação teórica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2003. Disponível em: <http://poscom.tempsite.ws/wp-content/uploads/2011/05/Carlos-Eduardo-Franciscato.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2017.
GERK, Cristine. Jornalismo e público: reconfigurações no contexto digital. WhatsApp do Extra como ferramenta histórico-tecnológica. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Col. Os Pensadores. Trad.: João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Convergência nas redações: Mapeando os impactos do novo cenário midiático sobre o fazer jornalístico. In: RODRIGUES, Carla (org). Jornalismo OnLine: Modos de fazer. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Sulina, 2009.
LOPES, Fernanda Lima. Ser jornalista no Brasil: identidade profissional e formação acadêmica. São Paulo: Paulus, 2013.
MICK, Jacques; LIMA, S. Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Florianópolis: Insular, 2013.
QUANDT, Nadine Evelyn et al. Análise de apurações jornalísticas feitas com o uso da Inteligência Artificial. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 4, p. 3952, dez. 2021.
RIBEIRO, Paulo Victor. Jovem Pan usa plataforma de plágio com nome de Samy Dana para copiar reportagens de outros sites. Intercept Brasil, 25 jan. 2024. Disponível: https://www.intercept.com.br/2024/01/25/jovem-pan-usa-plataforma-de-plagio-comnome-de-samy-dana-para-copiar-reportagens-de-outros-sites/. Acesso: 20 mar. 2024.
SAMPAIO, R.C.; SABBATINI, M.; LIMONGI, R. Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa: um guia prático para pesquisadores. São Paulo: Editora Intercom, 2024.
SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
SODRÉ, Muniz e PAIVA, Raquel. Informação e boato na rede. In: SILVA, G. et al (org.). Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2011.
SUNSTEIN, Cass. A verdade sobre os boatos – como se espalham e como acreditamos neles. Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2010.
TRASEL, Marcelo. Toda resistência é fútil: o jornalismo, da inteligência coletiva à inteligência artificial. In: PRIMO, Ale (Org.). Interações em Rede. Porto Alegre: Editora Meridional, 2013, p.191-210.
UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Reporting on artificial intelligence: a handbook for journalism educators. Brasília, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).