Igor Sacramento: pesquisador inquieto, referência na Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.68118Palavras-chave:
Igor Sacramento, memória, comunicação e saúde, televisão, pesquisa em comunicaçãoResumo
Esse texto tem como objetivo destacar o legado acadêmico de Igor Sacramento, que teve sua vida interrompida aos 41 anos de idade, em Paris, onde realizava estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Seu percurso como pesquisador e professor da área da Comunicação Social é intenso e qualificado. Sua presença afetiva, ativa e talentosa o tornou muito requisitado por seus pares, nas mais diversas atividades que integram o território da ciência no Brasil. E se é óbvio que para as pessoas próximas e familiares sua ausência é inconsolável, para o amplo contingente da pesquisa na Comunicação e áreas afins que o conheceram por seus textos, suas análises e posições públicas, o diálogo com sua obra questionadora, apaixonada e inquieta continua muito bem-vindo.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. 10ª reimpressão. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
FASSIN, Didier; RECHTMAN, Richard. The empire of trauma: inquiry intothe condition of victimhood. Princeton: Princeton University Press, 2009.
MORATELLI, Valmir. O absurdo caso de racismo estrutural, ao vivo, na Globo. Revista Veja (online), 14 de junho de 2022. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/o-absurdo-caso-de-racismo-estrutural-ao-vivo-no-e-de-casa/#:~:text=Igor%20Sacramento%2C%20pesquisador%20e%20professor%20da%20UFRJ%2C%20explica%20preconceito%20ocorrido,jornalista%20branca%20n%C3%A3o%20p%C3%B4de%20servir%3F.
SACRAMENTO, Igor. “Depois da revolução, a Televisão”. Orientadora: Ana Paula Goulart Ribeiro. Dissertação em Comunicação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 2008. Disponível em: https://www.pos.eco.ufrj.br/site/teses_dissertacoes_interna.php?dissertacao=9.
SACRAMENTO, Igor. “Nos tempos de Dias Gomes: a trajetória de um intelectual comunista nas tramas comunicacionais”. Orientadora: Ana Paula Goulart Ribeiro. Tese em Comunicação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 2012. Disponível em: https://www.pos.eco.ufrj.br/site/teses_dissertacoes_interna.php?tease=2.
SACRAMENTO, Igor. “Tornando a dor visível: o ethos terapêutico em narrativas testemunhais de celebridades sobre o câncer”. Revista Ciberlegenda (UFF), v. 32, p. 109-122, 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36979. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36979.
SACRAMENTO, Igor; FRUMENTO, Igor. “O câncer nas biografias sobre José Alencar: a construção de um ethos heroico”. Revista Fronteiras, v. 17, p. 374-385, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.173.11.
SACRAMENTO, Igor; LERNER, Kátia. “Pandemia e biografia no jornalismo: uma análise dos relatos pessoais da experiência com a Influenza H1N1 em O Dia”. Revista Famecos, v. 22, p. 55-70, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/19552.
SACRAMENTO, Igor; MACHADO, Izamara Bastos. “A imigração como risco para a saúde: uma análise das representações do imigrante africano na cobertura da Folha de S. Paulo sobre o ebola”. Revista Comunicação e Sociedade, v. 28, p. 25-47, 2015. Disponível em: https://revistacomsoc.pt/article/view/835.
SACRAMENTO, Igor. O Espetáculo do Trauma: Narrativas Testemunhais de Celebridades Sobre o Bullying Num Programa de TV. Revista Contracampo, v. 35, p. 157, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17577.
SACRAMENTO, Igor. “A autoestima é muito importante': a retórica da salvação pessoal nos relatos de celebridades sobre o bullying”. Revista Lumina, v. 11, p. 55-74, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21306.
SACRAMENTO, Igor. “Transformações no sentido de trauma: uma análise das manifestações do discurso terapêutico no programa Encontro com Fátima Bernardes”. Revista Contemporânea (UFBA), v. 16, p. 708-727, 2018. Disponível em: Transformações no sentido de trauma: uma análise das manifestações do discurso terapêutico no programa Encontro com Fátima Bernardes // Transformations in the meaning of trauma | Contemporanea.
SACRAMENTO, Igor. A era da testemunha: uma história do presente. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 7, p. 125-140, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/7177.
SACRAMENTO, Igor; FALCAO, Hully; MONARI, Ana Carolina. (Des)informação em saúde: na perspectiva das mediações. 1. ed. Rio de Janeiro: MauadX, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).