O leitor e o cotidiano na história do jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9671Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre a participação do público nos processos jornalísticos a partir de uma comparação histórica. Traz exemplos empíricos de diferentes modos de interação do leitor com os principais periódicos impressos que circularam no Rio de Janeiro nas últimas três décadas do século XIX. Elabora a hipótese de que as condições para essa participação tenham sido dois fatores: a nova possibilidade tecnológica, fornecida pela ampliação da telegrafia, e a introdução dos temas do cotidiano como objetos noticiosos. O corpus da pesquisa é formado por dez periódicos que circularam entre 1870 e 1900: Jornal do Commercio, O Fluminense, Jornal do Brasil, Gazeta de Notícias, Diário do Rio de Janeiro; Gazeta da Tarde; O Paiz; A Pátria, Diário de Notícias, A Cidade do Rio.Downloads
Referências
BARBOSA, Marialva. Carlos. História Cultural da Imprensa. Brasil – 1800-1900. RJ: Mauad X, 2010.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 2008,
BRAMBILLA, Ana Maria. A reconfiguração do jornalismo através do modelo open source. Sessões do imaginário, 2005. Disponível em: www6.ufrgs.br/limc/PDFs/reconfig.pdf
BRAMBILLA, Ana Maria. Jornalismo open source em busca de credibilidade: como funciona o projeto sulcoreano OhMyNews International, São Paulo: Intercom, 2005.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. RJ: Record, 2011.
MATHEUS, Leticia Cantarela. Comunicação, tempo, história: tecendo o cotidiano em fios jornalísticos. RJ: Mauad-X, 2011.
MATHEUS, Leticia Cantarela. O Jornalismo e o Sistema Telegráfico no Brasil no Final do Século XIX. Intercom, Fortaleza, 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-0668-1.pdf
PRIMO, Alex; TRÄSEL, Marcelo Ruschel. Webjornalismo participativo e a produção aberta de notícias. Contracampo (UFF), v. 14, p. 37-56, 2006.
PRIMO, Alex. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. 404NotFound, n. 45, 2005. Disponível em: www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/404nOtF0und/404_45.htm
ROCHA, Jorge; BRAMBILLA, Ana Maria. Comunicação relacional e as mediações possíveis no Jornalismo Colaborativo. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, São Paulo, 2009.
SCHUDSON, Michael. Descobrindo a notícia. Uma história social do jornais nos Estados Unidos. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2010.
SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).