Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma

Autores

  • Suzana Barbosa Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Fernando Firmino da Silva Departamento de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
  • Leila Nogueira Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9684

Resumo

O artigo sistematiza discussões sobre convergência jornalística e as emergentes mídias móveis digitais de produção, circulação e consumo de notícias. Parte-se de estudo exploratório e de proposição metodológica, com abordagem centrada nas categorias “distribuição multiplataforma”, “multimidialidade”, “memória” e “interatividade e participação convergente”, para analisar a produção disponibilizada na web, em tablets e em smartphones dos sistemas operacionais Android e iOS. Na fase de prospecção da pesquisa foram avaliados os casos The New York Times e Folha de S. Paulo e, em fase posterior, de forma complementar, observaram-se aplicativos autóctones como O Globo a Mais e Estadão Noite. Os resultados indicam que ainda há um alto nível de transposição na distribuição multiplataforma para mídias móveis (tablets e smartphones), mas também há certo grau de inovação.

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Biografia do Autor

Fernando Firmino da Silva, Departamento de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Leila Nogueira, Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Barbosa, S., Silva, F. F. da, & Nogueira, L. (2013). Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma. Mídia E Cotidiano, 2(2), 241-264. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9684