APRENDIZAGEM, MOBILIDADE E CONVERGÊNCIA: Mobile Learning com Celulares e Smartphones

Autores

  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9685

Resumo

O uso de aparatos de comunicação para o ensino- aprendizagem não se trata de uma novidade, bem como o fascínio que exercem e o status de “solução” comumente atribuído a eles no contexto educacional. Com a ampliação e incrementos tecnológicos desses aparatos, reunidos na denominação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC`s), expectativas e argumentos vêm sendo gerados em relação à apropriação dessas ferramentas para fins de ensino-aprendizagem. Este artigo apresenta reflexões sobre o Mobile Learning, aprendizagem através de dispositivos móveis, como celulares e smartphones. A partir de uma abordagem com foco na Evolução Tecnológica e na Filosofia da Tecnologia, discuto tensões que cercam estas práticas. O artigo apresenta alguns exemplos do uso de celulares e smartphones como objeto de aprendizagem que ajudam a ilustrar aspectos acerca do Mobile Learning.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO e Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. É membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva - TECCCOG e Bolsista CAPES. E-mail: ana_gcos@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Mendes Fernandes da Fonseca, A. G. (2013). APRENDIZAGEM, MOBILIDADE E CONVERGÊNCIA: Mobile Learning com Celulares e Smartphones. Mídia E Cotidiano, 2(2), 265-283. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9685