O Facebook como instrumento para a construção do senso comum on-line
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9688Resumo
O artigo visa expor como uma comunidade virtual pode portar-se como construtora de um senso comum (Berger e Luckmann), formando uma autoridade cultural (Zelizer) por meio das ferramentas digitais disponíveis em redes sociais (Recuero). Para tal estudo, o enfoque foi feito na comunidade JornalistasRJ observando os conceitos: comunidade (Bauman), interação social (Berger e Luckmann), pertencimento (SÁ), ritual de marcação (Douglas) e Comunicação Mediada pelo Computador (Recuero).
Downloads
Referências
ANTOUN, Henrique (org.). Web 2.0: Participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998.
BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2011.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O Mundo dos Bens: para uma Antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso, 21ª edição. São Paulo: Loyola, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina , 2008.
PALACIOS, Marcos. Cotidiano e Sociabilidade no Ciberespaço: Apontamentos para Discussão. In: O Indivíduo e as massas: Ensaios sobre Comunicação, Política, Arte e Sociedade no Mundo Contemporâneo. FAUSTO NETO, Antônio e JOSÉ PINTO, Milton. RJ: Diadorim, 1996.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2010.
_______________ A conversação em rede: Comunicação medida pelo Computador e Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
SÁ, Simone. O Samba em Rede: Comunidades Virtuais, dinâmicas identitárias e carnaval carioca. Rio de Janeiro: E-papers, 2005.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ZELIZER, Barbie. Covering the body: lhe Kennedy assassination, the media, and the shaping of collective memory. Chicago & London: University of Chicago Press, 1992. 299p Cap. 1: Introduction: narrative, collective memory and journalistic authority. p. 1-13. Traduzido para o português por MTGF de Albuquerque. Rev. técn. de A. de Albuquerque.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).