As máscaras de Jon Snow: diferentes identidades do personagem da série Game of Thrones
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9692Resumo
Este trabalho pretende analisar questões identitárias presentes na série norte-americana Game of Thrones, com enfoque no personagem Jon Snow (Kit Harington). O aparato teórico necessário é pautado nos Estudos Culturais. A metodologia é focada nos diálogos entre os personagens. Percebe-se, nas três temporadas já exibidas, que a identidade de Jon é alterada de acordo com as circunstâncias externas, sendo construída segundo o ambiente em que se encontra, as relações estabelecidas com a alteridade e a luta pela sobrevivência. Assim, percebemos a importância de produtos audiovisuais como o analisado no contexto de mediações identitárias, já que a série acaba por reproduzir o que se vive na contemporaneidade: apesar de ambientada na Idade Média, possui abordagens atuais. O que motiva uma ampla aceitação pelo público, que a elevou ao patamar de grande sucesso.Downloads
Referências
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.
FERRO, Marc. O filme: uma contra análise da sociedade. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/historia/reverso/downloads/MarcFerro.pdf>. Acesso em 28 jul. 2013.
GAME of Thrones – Primeira Temporada Completa. Direção: David Benioff e D.B. Weiss. EUA: Warner Home Video, 2012. 5 DVDs.
GAME of Thrones – Segunda Temporada Completa. Direção: David Benioff e D.B. Weiss. EUA: Warner Home Video, 2013. 5 DVDs.
GAME of Thrones – Terceira Temporada Completa. Dir. David Benioff e D.B. Weiss. EUA: HBO, 2013. Série de TV.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 7a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru: EDUSC, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2011.
SZKLARZ, Eduardo. Corpo estranho. A Guerra dos Tronos: o guia definitivo da saga (Superinteressante Coleções), São Paulo, n.314, p. 40-41, jan. 2013.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2011.
ZIZEK, Slavoj. El Minority Report de Gerhard Schroeder y sus Consecuencias. Disponível em: <http://www.geocities.ws/zizekencastellano/artSchroeer.html>. Acesso em 28 jul. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).