A apropriação sociorreligiosa de redes digitais e os novos fluxos de circulação midiática

Autores

  • Moisés Sbardelotto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9694

Resumo

A apropriação social das redes digitais gera ambientes de reconstrução e circulação de crenças e práticas religiosas, remodeladas para novas linguagens e dispositivos a partir de lógicas midiatizadas. Neste artigo, a partir dos usos católicos do Facebook, analisa-se a noção de usos tecnorreligiosos de redes sociodigitais, mediante as relações entre tecnologias de comunicação e a sua apropriação por parte de grupos religiosos. Em seguida, reflete-se sobre a experimentação religiosa em rede e as novas práticas religiosas por parte de indivíduos e grupos sociais que dizem o “religioso” midiaticamente para a sociedade em geral. Como pistas de conclusão, propõe-se que a reconstrução do “católico” em rede, especificamente, aponta para novos fluxos de circulação midiática. Nas redes sociodigitais, o “católico” é uma complexa construção social a partir dos mais variados polos da ação circulatória social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Sbardelotto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Bolsista do CNPq. É autor de "E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet" (Editora Santuário, 2012). É membro da Comissão Especial para o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada por Hans Küng, com sede no Instituto Humanitas Unisinos (IHU), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, do qual é atual colaborador. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na interface mídia e religião.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Outra Travessia, Florianópolis, nº 5, 2005. Disponível em http://migre.me/dhjAU.

BRAGA, José Luiz. Circuitos versus Campos Sociais. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (orgs.). Mediação e midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 31-52.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. 19ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 3ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

HERVIEU-LÉGER, Daniéle. O peregrino e o convertido: A religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

JAURÉGUIBERRY, Francis; PROULX, Serge. Usages et enjeux des technologies de coomunication. Toulouse: Érès, 2011.

LICOPPE, Christian; PROULX, Serge; CUDICIO, Renato. Contribution et coopération à distance via l’usage de messageries instantanées en entreprise. In: MILLERAND, Florence; PROULX, Serge; RUEFF, Julien (orgs.). Web social : Mutation de la communication. Québec: Presses de l’Université du Quebec, 2010, p. 233-252.

MILLERAND, Florence; PROULX, Serge; RUEFF, Julien (orgs.). Web social : Mutation de la communication. Québec: Presses de l’Université du Quebec, 2010.

PROULX, Serge. La puissance d’agir d’une culture de la contribution face à l’emprise d’un capitalisme informationnel : premières réflexions. In: CONSTANTOPOULOU, Christiana. Barbaries contemporaines. L’Harmattan: Paris, 2012a, p. 1-9.

_____. La puissance d’agir des citoyens dans un monde fortement connecté. In: Colloque d’Agadir: Usages et pratiques des publics dans les pays du Sud : des médias classiques aux TIC, Agadir, 2012b, p. 1-17.

_____; MILLERAND, Florence. Le Web social, au carrefour de multiples questionnements. In: MILLERAND, Florence; PROULX, Serge; RUEFF, Julien (orgs.). Web social : Mutation de la communication. Québec: Presses de l’Université du Quebec, 2010, p. 13-32.

_____; CHOON, Mary J. K. L’usage des réseaux socionumériques : une intériorisation douce et progressive du contrôle social. Hermès, Paris, n. 59, p. 105-112, 2011.

SBARDELOTTO, Moisés. E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet. Aparecida: Santuário, 2012.

SCOLARI, Carlos. Hacer clic: Hacia una sociosemiótica de las interacciones digitales. Barcelona: Gedisa, 2004.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Sbardelotto, M. (2013). A apropriação sociorreligiosa de redes digitais e os novos fluxos de circulação midiática. Mídia E Cotidiano, 3(3), 392-413. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9694