O Uso de Dispositivos Midiáticos Digitais na Comunicação e Elaboração de Estratégias Contra Hegemônicas pelo Movimento do Audiovisual Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9696Resumo
Este artigo tem como tema o Movimento do Audiovisual Paraibano e sua apropriação dos dispositivos midiáticos digitais para otimizar suas estratégias de reivindicação de demandas para o setor e de que maneira esse movimento contribui para a mídia independente paraibana. Nossa proposta é apresentar uma reflexão teórica sobre as potencialidades de uso de dispositivos midiáticos digitais pelos movimentos sociais no contexto da contra-hegemonia, além de fazer um preâmbulo descritivo sobre o Movimento do Audiovisual da Paraíba e seu contexto na mídia independente.Downloads
Referências
BURGOS, Raúl. Da Democratização Política à Radicalização da Democracia: novas dimensões estratégicas dos movimentos sociais. In: DAGNINO, E.; TATAGIBA, L. Democracia, Sociedade Civil e Participação. Chapecó: Argos, 2007.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DOWNING, John D. H. Parceiros não comunicativos: análise da mídia dos movimentos sociais e os educadores radicais. In: Matrizes, Vol. 3, No 2 - PERSPECTIVAS AUTORAIS NOS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO VI. São Paulo: USP, 2010.
_________. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Ed. Senac, 2002.
FESTA, Regina. Movimentos Sociais, Comunicação Popular e Alternativa. In: FESTA, R.; LINS DA SILVA, C. Comunicação Popular e Alternativa no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1986.
GARCIA, José Luís. Sobre as Origens da Crítica da tecnologia na teoria social: Georg Simmel e a autonomia da tecnologia. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n.3, p.287-336, 2007.
LACERDA, Juciano Sousa; MAZIVIERO, Helena. Pesquisa da pesquisa sobre usos e apropriações das TIC’s: um balanço aquém das expectativas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Quem tem medo da pesquisa empírica. São Paulo: Intercom/Adaltech, 2011. v.1. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2376-1.pdf> Acessado em 30 de maio de 2012
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
MORAES, Dênis de. Comunicação Alternativa em Rede e Difusão Contra-Hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo G. Comunicação e Contra Hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2008.
PAIVA, Raquel. Contra-Mídia-Hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo G. Comunicação e Contra Hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2008.
PASQUALI, A. Um breve glossário descritivo sobre comunicação e informação. In MARQUES DE MELO, J.;
SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005.
PERUZZO, Cicília M. Krohling. Desafios da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa na Cibercultur@: Aproximação à Proposta de Comunidade Emergente de Conhecimento. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho “Comunicacion Popular, Comunitaria y Ciudadania”, X Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, realizado na Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia, 22 a 25 de setembro de 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3359-1.pdf> Acessado em 20 de outubro de 2011.
RAMOS, Murilo César. Comunicação, Direitos Sociais e Políticas Públicas. In: MARQUES DE MELO, J.; SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).