Studium e Punctum de Barthes e as categorias fenomenológicas peircianas
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9700Resumo
A partir dos conceitos de primeiridade, segundidade e terceiridade da fenomenologia peirciana, este artigo visa fazer uma nova leitura dos elementos studium e punctum, co-presentes nas fotografias, descritos por Roland Barthes em A câmara clara. Para Peirce, essas três categorias estariam presentes em todos os fenômenos observados e se manifestariam de diferentes formas: a primeiridade estaria associada à potencialidade, variedade, sentimento e Acaso; a segundidade, à ação e reação, singularidade e Existência; e a terceiridade, à generalidade, convencionalidade, hábito e Lei. Sugerimos ser possível identificar no studium e no punctum a manifestação da terceiridade e da primeiridade, respectivamente, sendo que identificação do punctum por Barthes em seu derradeiro livro parece apontar para uma mudança do pensamento do autor. No final, questionamos a possibilidade de ampliarmos os conceitos barthesianos para outras manifestações humanas para além da fotografia.Downloads
Referências
BARROS, Manoel de, em Arranjos para assobio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1980] 1984.
______. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, [1964] 2006.
IBRI, Ivo Assad. O significado de primeiridade em Schelling, Schopenhauer e Peirce. In: Cognitio: Revista de Filosofia / Centro de Estudos do Pragmatismo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. v.9, n.2 (jul/dez 2008). São Paulo: EDUC, 2008.
______. Fundando a arte nas coisas sem nome: reflexões sobre algumas sementes peircianas. [ainda não publicado - pré-print, 2013]
PEIRCE, Charles Sanders. The collected papers of Charles Sanders Peirce. Eletronic Edition reproducing Vols. I-VI ed. Charles Hartshorne and Paul Weiss (Cambridge, MA: Harvard University Press, 1931-1935), Vols. VII-VIII ed. Arthur W. Burks (same publisher, 1958).
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem do pensamento: sonora, visual, verbal. 1 ed. São Paulo: Iluminuras, [2001] 2005.
SILVEIRA, Lauro Frederico da. Curso de semiótica geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
VELHO, Gilberto; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O conceito de cultura e o estudo das sociedades complexas”. In: Espaço: Cadernos de Cultura,2(2). USU, 1980, p. 11-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).