SUPER-HOMENS E PUBLICIDADE: reflexões sobre o tempo-mercadoria na produção de subjetividades performáticas

Autores

  • Maria de Fátima Severiano Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Vanessa Ester Silva Farias Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9701

Resumo

Em face do atual paradoxo entre a experiência de escassez de tempo e a expansão tecnológica midiática, no contexto da cultura do consumo, o presente artigo propõe uma reflexão acerca do papel da publicidade na veiculação de estilos de vida narcisistas modulados pelos ideais de performance, representados pela figura do “super-homem”. Sob a inspiração dos teóricos da Escola de Frankfurt, tal fenômeno é analisado em peças publicitárias que fazem apelo à aceleração do ritmo de vida dos indivíduos, via objetos tecnológicos, considerando as repercussões psicossociais e as novas formas de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Severiano, Universidade Federal do Ceará - UFC

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Ceará (1982), com doutorado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP(1999) e com doutorado sanduíche no Depto. de Psicologia Social da Facultad de Ciencias Politicas y Sociologia da Universidad Complutense de Madrid; possui também especialização em Sociología del Consumo e Investigación de Mercados realizado nesta última universidade. É Professora Associada III da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação desta Instituição. Ex-coordenadora do Mestrado em Psicologia, ministra disciplinas na área de Psicologia Social, Sociedade de Consumo e Comunicação Social. Fundadora e membro do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) e líder de Diretório de Pesquisa CNPq: "Psicologia, Subjetividade e Sociedade". Realiza pesquisas na linha de Cultura e Subjetividades Contemporâneas, investigando principalmente temas relacionados ao contexto urbano: Cultura do consumo, Mídia, Publicidade, Indústria cultural, Novas tecnologias, Culto ao corpo e Temporalidades contemporâneas. É autora do livro "Narcisismo e Publicidade: uma análise dos ideais do consumo na contemporaneidade", editado por AnnaBlume (SP) e Siglo XXI (Espanha/Argentina) e do livro "Consumo, Narcisismo e Identidades Contemporâneas" EdUERJ (RJ). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ (2012).

Vanessa Ester Silva Farias, Universidade Federal do Ceará

Bacharela em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2012) com distinção Magna Cum Laude. Atualmente, é mestranda em Psicologia Social, linha de pesquisa Cultura e Subjetividades, pela Universidade Federal do Ceará. Possui interesse por temáticas relacionadas a: Cultura do Consumo, Temporalidades contemporâneas, Novas Tecnologias, Publicidade, Mídia, Culto da Performance e Teoria Crítica na contemporaneidade.

Referências

ADORNO, T. A indústria cultural. In: COHN, G. (Org.). Comunicação e indústria cultural.

ed. São Paulo: Nacional, 1978.

___________. Indústria cultural. In: COHN, Gabriel. Theodor Adorno: Sociologia. São Paulo:Ática, 1986.

ADORNO, Theodor W..; HORKHEIMER, Max . Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antônio de Almeida. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991. 254p.

ARENDT, Hannah. Condition de l’homme modern, 1983. In: NOVAES, Adauto (Org). A condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutações. Rio de Janeiro: Agir; São Paulo: Edições SESCSP, 2009.

BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino e Pedro de Souza. 9.ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1993.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de consumo. Tradução de Artur Morão. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1970.

___________. La génesis ideológica de las necesidades. Tradução de Joaquin Jordá. Barcelona: Editorial Anagrama, 1976. 63p.

___________. Significação da publicidade. In: LIMA(Org.). Teoria da Cultura de massa. 2.ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1978. p.148-149.

___________. O sistema dos objetos. Tradução Zulmira Ribeiro Tavares; Revisão por Geraldo Gerson de Souza e Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 1993. 231p. (Debates, 70)

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.19, jan./abr., p.20-28, 2002.

COSTA, Jurandir Freire. Violência e psicanálise. 2.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal,1986. 189p. (Biblioteca de Psicanálise e Sociedade 3).

____________________. “Narcisismo em tempos sombrios”. In: Tempo do desejo: sociologia e psicanálise. São Paulo: Brasiliense, 1991.

____________________. O Vestígio e a Aura – corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

DEBORD, GUY. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DUPUY, Jean-Pierre. O tempo que nos resta. In: NOVAES, Adauto (org). Mutações: Elogio à preguiça. São Paulo: Edições SESCSP, 2012. p. 295-316.

EHRENBERG, Alain. O Culto da Performance – da aventura empreendedora à depressão

nervosa. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.

FREUD, Sigmund. Sobre o narcisismo: uma introdução. Tradução de Jayme Salomão e Themira de Oliveira Brito; revisão Técnica de Darcy de Mendonça Uchôa Rio de Janeiro: Imago, 1976. (Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. 14).

GIANNETTI, Eduardo. Felicidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GROS, Frédéric. Preguiça e Capitalismo. In: NOVAES, Adauto (org). Mutações: Elogio à preguiça. São Paulo: Edições SESCSP, 2012. p. 253-265.

KEHL, M. R.; BUCCI, E. Visibilidade e Espetáculo. In: Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

___________. Muito além do espetáculo. In: NOVAES, Adauto (Org.). Muito além do espetáculo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005, p.234-253.

___________. Os tempos do outro. Em O tempo e o cão – a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009.

LASCH, Christopher. A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperanças em declínio. Tradução de Ernani Pavareli; direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1983. 320p. (Série Logoteca).

MARCUSE, H. Introdução. In: A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982.

MARX, Karl. Fetichismo e Reificação. In: IANNI, O. (Org.). Sociologia. São Paulo: Atica, 1984.

NOVAES, Adauto. Entre dois mundos. In: NOVAES, Adauto (org). A condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutações. Rio de Janeiro: Agir; São Paulo: Edições SESCSP, 2009. p. 9-35.

ROSA, Hartmut. Aliénation et accélération: vers une théorie critique de la modernité tardive. Paris: Découvert, 2010

SENNETT, Richard. O Declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Tradução de Lygia Araújo Watanabe. 3.reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 447p.

__________. A Corrosão do Caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2010.

SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. Narcisismo e Publicidade: uma análise psicossocial

dos ideais de consumo na contemporaneidade. São Paulo: Annablume, 2007.

SEVERIANO, Maria de Fatima V. Lógica do Mercado e Lógica do Desejo: reflexões críticas sobre a sociedade de consumo contemporânea a partir da Escola de Frankfurt. In: Soares J. C. (Org.). Escola de Frankfurt: inquietudes da razão e da emoção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

SEVERIANO, Maria de Fátima V.; BENEVIDES, Pablo Severiano. “Tempo livre” consumado: indústria cultural, consumo e novas tecnologias no contexto do novo espirito do capitalismo. In: EWALD, Ariane P. et al. (Orgs.). Tempo e subjetividades: perspectivas plurais. Rio de Janeiro: 7letras: Pequeno Gesto, 2013, p.37-59.

SODRÉ, Muniz. Eticidade, Campo Comunicacional e Midiatização. In: Dênis de Moraes (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Severiano, M. de F., & Silva Farias, V. E. (2013). SUPER-HOMENS E PUBLICIDADE: reflexões sobre o tempo-mercadoria na produção de subjetividades performáticas. Mídia E Cotidiano, 3(3), 516-537. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9701