Futebol-arte e Consumo: as narrativas presentes na campanha “Ouse ser brasileiro”

Filipe Mostaro, Fausto Amaro, Ronaldo George Helal

Resumo


O presente artigo analisa o filme inicial da campanha “Ouse ser Brasileiro”, da empresa Nike, produzido especialmente para a Copa do Mundo 2014. Abordaremos a importância do futebol na construção da identidade nacional nos anos 1930, bem como o surgimento do discurso do futebol-arte como algo intrínseco ao brasileiro. Adiante, trataremos das questões de consumo relacionadas ao futebol-arte, nos baseando na ideia que consumir é buscar pertencer, estar alinhado a um estilo, ou determinado grupo social. Por fim, identificaremos como a nova campanha da empresa recupera as narrativas míticas do futebol-arte.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHOLO, Thiago Lisboa; SOARES, Antônio Jorge Gonçalves. Mané Garrincha como síntese da identidade do futebol brasileiro. In: HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: Interações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

DAMATTA, Roberto. Brasil: futebol tetracampeão do mundo. Pesquisa de campo, n. 1. Rio de Janeiro, UERJ, 1995, p.7.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. Trad. Julio Assis Simões. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FIORIN, José Luiz. Enunciação e Comunicação In: FIGARO, Roseli (Org.). Comunicação e Analise de Discurso. São Paulo, Contexto, 2013.

FRANZINI, Fábio. Corações na ponta da chuteira: capítulos iniciais da história do futebol brasileiro (1919-1938). Rio de Janeiro: DP&A editora. 2003.

FREYRE, Gilberto. Foot-ball mulato. Diário de Pernambuco, Recife, 17 jun. 1938, p.4.

GASTALDO, Edison. Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013.

GUMBRECTH, Hans Ulrich. Elogio da Beleza Atlética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GUTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Contexto, 2009.

HALL, Stuart – A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro, DP& A Editora, 2011.

HELAL, Ronaldo; GORDON, César Júnior. Sociologia, História e Romancena construção da Identidade Nacional através do futebol. In: HELAL, Ronaldo; SOARES, Antonio Jorge; LOVISOLO, Hugo. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

HELAL, Ronaldo; SOARES, Antonio Jorge; LOVISOLO, Hugo. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo; SOARES, Antonio Jorge. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2004.

LOVISOLO, Hugo. Saudoso futebol, futebol querido: a ideologia da denúncia. In: HELAL, Ronaldo; SOARES, Antonio Jorge; LOVISOLO, Hugo. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique; CHARAUDEAU, Patrick. Dicionário da Análise do Discurso. 2ª ed. São Paulo, Contexto, 2008.

MARANHÃO, Thiago. O Mulatismo Flamboyant - Apropriações do futebol como expressão da formação social brasileira. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.

RODRIGUES FILHO, Mário. O negro no futebol brasileiro. 4ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

SALVADOR, Marco Antônio Santoro; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A memória da Copa de 1970 - esquecimentos e lembranças do futebol na construção da identidade nacional. Campinas: Autores Associados, 2009.

SOARES, Antonio Jorge Gonçalves e LOVISOLO, Hugo. Futebol: a construção histórica do estilo nacional. In: HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo e SOARES, Antonio Jorge. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.

SOARES, Antonio Jorge; BARTHOLO, Tiago; SALVADOR, Marco. A imprensa e a memória do futebol brasileiro. Revisa Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 7, n. 3, dez. 2007.

SOUZA, Jair de; LEITÃO, Sérgio Sá e RITO, Lúcia. Futebol-arte. São Paulo: Empresa das Artes, 1998.

SOUZA, Denaldo Alchorne. O Brasil entra em campo! Construções e reconstruções da identidade nacional (1930-1947). São Paulo: Anablume, 2008.

SOUZA-e-SILVA, Maria Cecília. Discursividade e Espaço Discursivo. In: FIGARO, Roseli (Org.). Comunicação e Analise de Discurso. São Paulo: Contexto, 2013.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 6ª ed. Campinas, SP, Pontes, 2005.




DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9710

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC 
Universidade Federal Fluminense - UFF
Endereço: Rua Alexandre Moura, 8 - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-200. Campus Gragoatá - UFF. Bloco A.

e-mail: midiaecotidiano.ega@id.uff.br
Site: http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br

Telefone/Fax: (21) 2629-9684/ (21) 2629-9681