SER BELO. UMA QUESTÃO PESSOAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9713Resumo
O artigo explora a relação entre os modelos de corpo difundidos pelos media, através da figura das celebridades, e as alterações que os indivíduos se propõem realizar no seu corpo. Como contexto de análise, utiliza o exemplo dos reality shows que se dedicam à alteração da aparência, por serem sítios que cruzam ficção e realidade e em que os concorrentes assumem o papel de celebridades. Evidencia-se a alteração do paradigma de beleza – do modelo único para a disseminação de alternativas – e a mudança na forma como os sujeitos são seduzidos por esses modelos, cada vez mais centrada na atenção às especificidades de cada sujeito.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. Las Teorías de los Cineastas. Barcelona: Ediciones Paidós Iberica, 2004.
BALSAMO, Anne. On the Cutting Edge. In MIRZOEFF, Nicholas. The Visual Culture Reader. London & New York: Routledge, 1998.
BARTHES, Roland. O Óbvio e o Obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Life in Fragments: Essays in Postmodern Morality. Cambridge: Blackwell, 1995.
BOORSTIN, Daniel. The Image: A Guide to Pseudo-Events in America. New York: Ath-Eneum, 1962.
ECO, Humberto (dir.). História da Beleza. Algés: Difel, 2004.
ELLIS, John. Visible Fictions. Cinema, Television, Vídeo. London: Routledge, 1982.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e a Identidade Pessoal. Oeiras: Celta, 2001.
HINERMAN, Stephan. Star Culture. In LULL, James (ed.). Culture in the Communication Age. New York : Routledge, 2001.
LAUGHRAN, Michelle. Make-Up as Understructure. Renaissance Cosmetics in Renaissece Self-Fashioning. 2003. Disponível em <http://sjcme.academia.edu/MichelleLaughran/Papers>. Acesso em 2011.03.15.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (dir.). A Pintura. Textos Essenciais. O Mito da Pintura. São Paulo, Editora 34, 2004.
MARWICK, Arthur. A History of Human Beauty. London: Cambridge University Press, 2004.
MITCHELL, William. The Reconfigured Eye. Visual Truth in the Post-Photographic Era. Cambridge: The Mit Press, 1992.
RIDLEY, Marion B. ; VANHOOK, Steven M.. Aesthetic Facial Proportions. In PPL, Ira D.. Facial Plastic and Reconstructive Surgery. New York: Thiema Medical Pub., 2009.
SCHWARTZ, Hillel. The Culture of the Copy. Striking Likenesses, Unreasonable Facsimiles. New York: Zone Books, 1998.
THOMPSON, Whitney. Entrevista com a Top Plus Internacional Whitney Thompson. 2008. Disponível em <http://garotasformosas.com.br/gformosas/?p=12625>. Acesso em 2011.03.18.
VIGARELLO, Georges. História da Beleza. Lisboa: Editorial Teorema, 2005.
WARHOL, Andy. The Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again). New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1975.
<http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/adolescentes-aproveitam-ferias-para-voltar-aulas-com-silicone-nos-seios.html>. Disponível em 2011.11.15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).