SER BELO. UMA QUESTÃO PESSOAL

Autores

  • Marta Maria Cordeiro Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9713

Resumo

O artigo explora a relação entre os modelos de corpo difundidos pelos media, através da figura das celebridades, e as alterações que os indivíduos se propõem realizar no seu corpo. Como contexto de análise, utiliza o exemplo dos reality shows que se dedicam à alteração da aparência, por serem sítios que cruzam ficção e realidade e em que os concorrentes assumem o papel de celebridades. Evidencia-se a alteração do paradigma de beleza – do modelo único para a disseminação de alternativas – e a mudança na forma como os sujeitos são seduzidos por esses modelos, cada vez mais centrada na atenção às especificidades de cada sujeito.

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Biografia do Autor

Marta Maria Cordeiro, Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Belas-Artes, especialidade em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Professora no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.

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Publicado

2014-07-07

Como Citar

Cordeiro, M. M. (2014). SER BELO. UMA QUESTÃO PESSOAL. Mídia E Cotidiano, 4(4), 158-178. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9713