Mídia, Movimento Passe Livre e Cidadania: a cobertura do Estado de São Paulo durante as manifestações de junho de 2013

Autores

  • Leonardo Vasconcelos de Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Mário Helder de Sousa Alves Filho Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Vidal Nunes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v5i5.9723

Resumo

O artigo aborda a cobertura que o jornal O Estado de S. Paulo fez sobre a atuação do Movimento Passe Livre nos protestos de rua na capital paulista, em junho de 2013, após o aumento das tarifas de ônibus e trens em vinte centavos. A análise recai sobre as matérias publicadas na seção Metrópole, destinada à cobertura da região da Grande São Paulo, entre os dias 7 e 24 de junho de 2013. O intuito é perceber como se deu a cobertura ao longo dos dias, sobretudo após as manifestações terem-se expandido pelo Brasil, e o eventual espaço dedicado pelo jornal, para que os membros do MPL expusessem suas reivindicações e suas posições sobre os episódios de violência ocorridos nos protestos, ou seja, se a evolução dos protestos e a atuação do MPL agendaram a pauta jornalística do presente veículo.

Palavras-chave: mídia; movimentos sociais; manifestações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Vasconcelos de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.Graduado em Direito pela UFC em 2011. Integrante do Coletivo Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça.. Integra o grupo de pesquisa em Mídia, Cultura e Política da UFC. Tem experiência na área de direitos humanos, Comunicação, pesquisando sobre mídia e movimentos sociais.

Mário Helder de Sousa Alves Filho, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalha com as temáticas de Mídia, Cidadania e Movimentos Sociais, Política e Sociologia. Integra o grupo de pesquisa em Mídia, Cultura e Política da UFC.

Márcia Vidal Nunes, Universidade Federal do Ceará

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (1983). Mestrado (1991) e Doutorado (1998) em Sociologia pela UFC. Coordenadora do grupo de pesquisa Mídia, Cultura e Política e trabalha com mídia, cidadania e. movimentos sociais

Referências

AGUILAR, Miguel Ángel et alli. Medios de Comunicacion y Cultura Politica. Madrid, Editorial Pablo Iglesias, 1999.

BARBALET, J. M. A Cidadania. Lisboa, Estampa, 1989.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos – Conflitos Multiculturais da Globalização. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1997.

CASTELLS, Manuel. Galáxia da Internet: reflexão sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2012.

GOMES, Wilson. Esfera Pública e Media: com Habermas contra Habermas. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BENTZ, Ione Maria G. e PINTO, Milton José (orgs.) Produção e Recepção dos Sentidos Midiáticos, Petropólis, Vozes, 1998, p.155-185.

HERBELE, Rudolf. Social Movements: An Introducion to Politica Sociology. Nova York, Appleton-Century-Crofts Inc, 1951.

LOCATELLI, Piero. #VemPraRua – As revoltas de junho pelo jovem repórter que recebeu passe livre para contar a história do movimento. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MACHADO, Jorge Alberto Silva. Ativismo em rede e conexões identitárias: novas perspectivas para os movimentos sociais. Sociologias, PortoAlegre, p.248-285, n. 18, Dec. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n18/n18a12.pdf> Acesso em: 4 jun 2014.

MOVIMENTO PASSE LIVRE. Não começou em Salvador, não vai terminar em São Paulo. In: Cidades Rebeldes. Boitempo editorial, 2013.

PASQUINO, Gianfranco. Movimentos Sociais. In BOBBIO, N; PASQUINO, G; MATTEUCCI (Eds.) Dicionário de Política. Vol. 2, pp. 787-92. Brasília: Ed. UnB, 1994.

SOARES, Murilo Cesar. Representações, Jornalismo e a Esfera Pública Democrática. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2009.

ZIZEK, Slavoy. Problemas no Paraíso. In: Cidades Rebeldes. Boitempo Editorial, 2013.

Downloads

Publicado

2015-02-27

Como Citar

de Araújo, L. V., de Sousa Alves Filho, M. H., & Nunes, M. V. (2015). Mídia, Movimento Passe Livre e Cidadania: a cobertura do Estado de São Paulo durante as manifestações de junho de 2013. Mídia E Cotidiano, 5(5). https://doi.org/10.22409/ppgmc.v5i5.9723