Dimensões do paradigma qualitativo e os desafios em pesquisas de comunicação e movimentos sociais populares
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v5i5.9727Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre o uso do paradigma qualitativo nas pesquisas sobre práticas comunicacionais e movimentos sociais populares, colocando em debate as perspectivas compreensivas e interventivas deste paradigma. Utiliza como referência para a reflexão as pesquisas das investigadoras em campo e a provocação que os objetos de pesquisa têm trazido para ambas em suas atuações no campo da investigação. A cartografia como método de pesquisa-intervenção é o lugar que o artigo propõe para repensar a hegemonia da postura compreensiva e interpretativa no século XX, inserindo as possibilidades de unir reflexividade, criatividade, compreensão e intervenção como parte de um atuar em campo nas pesquisas de comunicação e nas Ciências Sociais e Humanas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-27
Como Citar
Oliveira, C. T. F. de, & Abreu, M. E. de S. (2015). Dimensões do paradigma qualitativo e os desafios em pesquisas de comunicação e movimentos sociais populares. Mídia E Cotidiano, 5(5). https://doi.org/10.22409/ppgmc.v5i5.9727
Edição
Seção
Artigos Seção Temática
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).